Corpo de Bombeiros reforça prevenção no último dia de Carnaval


Corpo de Bombeiros reforça prevenção no último dia de Carnaval
Corpo de Bombeiros reforça prevenção no último dia de Carnaval

Foto: Icaro Soares

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) encerra a operação do Carnaval 2026 no Circuito Barra-Ondina, nesta terça-feira (17), com um balanço que reforça a importância do planejamento estratégico e da atuação preventiva. De acordo com o subcomandante de Operações da capital e Região Metropolitana, tenente-coronel Valdir Ferreira, o trabalho preventivo proporcionou um Carnaval com diminuição de números de ocorrências.

“Nossas equipes sempre se preocupam em orientar as pessoas com relação à hidratação, alimentação, que tem sido o maior número de ocorrências nesse período. Nós colocamos pulseiras de identificação em crianças, orientamos os banhistas com relação ao mar e nós percebemos nas estatísticas uma redução muito maior de afogamentos, também por emprego de tecnologia no monitoramento para prevenção, auxiliando o trabalho dos nossos guarda-vidas na praia”, afirmou.

Na noite da segunda-feira (16) para a terça, o Corpo de Bombeiros registrou uma média 200 ocorrências no circuito Barra-Ondina, com destaque para atendimentos relacionados a mal súbito, desmaios, tonturas, luxações e entorses. O efetivo diário empregado na capital chega a aproximadamente mil bombeiros, com 57 viaturas atuando exclusivamente no circuito, além de embarcações, e o suporte do grupamento de operações aéreas.

O planejamento para este ano incluiu o reforço das patrulhas e a cobertura ininterrupta do Batalhão Marítimo, com rondas nas praias durante 24 horas, inclusive no período noturno e na madrugada, utilizando drones equipados com câmeras de visão térmica para identificar banhistas em situação de risco.

O tenente coronel Valdir Ferreira ressalta que o trabalho de prevenção realizado antes da festa, com vistorias técnicas em trios elétricos, camarotes e análise de projetos de engenharia, foi fundamental para evitar incidentes de maior gravidade. Simulados de evacuação, como o realizado em um prédio no circuito, que esvaziou o local em menos de 15 minutos, também contribuíram para o preparo das equipes.

O arquiteto Marcos Antônio Guerra escolheu passar o Carnaval em Salvador e estava com a esposa na praia do Porto da Barra nesta terça-feira. Ele observou a presença do Corpo de Bombeiros na região. “É uma atuação imprescindível para o Carnaval, a gente vê a atuação na rua com o atendimento médico, na proteção do folião, é muito importante que isso aconteça”.

Repórter: Pamela Simplício