
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas em Salvador e no interior do estado. Com expectativa de fiscalizar mil estabelecimentos em toda a Bahia, a iniciativa tem caráter educativo e busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da regularização das edificações conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico. Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, reunindo equipes que seguiram para diferentes pontos da cidade com orientações ao público.
O comandante-geral do CBMBA, coronel Aloisio Fernandes, explicou que a operação tem como propósito principal realizar fiscalizações com foco educativo, estimulando uma “mentalidade prevencionista” entre os cidadãos. “Nós iremos às edificações em todo o estado, não se restringindo a Salvador, para conscientizar as pessoas e criar uma mentalidade prevencionista, de modo que possamos proteger as edificações e, por consequência, as pessoas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou.
A ação envolveu 474 bombeiros militares, 202 na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 272 distribuídos no interior. O foco é orientar a população sobre medidas de segurança e prevenção. A legislação estabelece padrões que garantem a integridade de prédios e residências. O cumprimento dessas exigências é atestado por dois documentos: o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que comprovam que os equipamentos de segurança estão em conformidade com a legislação.
Construções antigas
O coronel Aloisio Fernandes ressaltou que, em cidades mais antigas, como Salvador, é preciso ter uma atenção especial, pois existem muitas construções erguidas antes da existência das normas atuais. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros orienta os responsáveis pelos imóveis sobre as adaptações necessárias para garantir a segurança de moradores e frequentadores. “Essas edificações carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, observou o comandante.
As fiscalizações tem o objetivo de orientar e conscientizar, evitando aplicar sanções. “O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Embora o Corpo de Bombeiros tenha poder de polícia administrativa, neste momento ele será utilizado exclusivamente para criar essa consciência prevencionista”, explicou o coronel.
Estabelecimentos apoiam fiscalização
Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou a fiscalização na região da Avenida Antônio Carlos Magalhães. A funcionária de uma concessionária de automóveis, Caroline Evangelista, destacou a importância da iniciativa. “É muito importante, porque traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas de prevenção estão sendo cumpridas e que estamos preparados em caso de alguma ocorrência”, afirmou.
De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria constatou que o estabelecimento está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) regularizado e dentro da validade. “Encontramos todas as medidas de segurança contra incêndio em conformidade com o projeto aprovado — sinalização de emergência, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes com mangueiras, alarme e detecção. Tudo conforme o previsto na norma”, detalhou.
Mais do que uma obrigação legal, a prevenção é tratada pelo CBMBA como um compromisso coletivo. “Proteger o seu estabelecimento e o seu lar é algo importante não só para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para as pessoas que vivem ou trabalham nesses locais. O que nos interessa é que todos tenham consciência de que a segurança é um investimento em vida e em tranquilidade”, concluiu o coronel Aloisio Fernandes.
Repórter: Raul Rodrigues/GOVBA




















Comentários