Com Projeto Registra Bahia, governo estadual avança na regularização fundiária de bens públicos


Com Projeto Registra Bahia, governo estadual avança na regularização fundiária de bens públicos
Com Projeto Registra Bahia, governo estadual avança na regularização fundiária de bens públicos

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Governo da Bahia realizou, nesta terça-feira (9), em Salvador, a cerimônia de entrega de títulos e certidões de matrícula referentes a áreas do Polo Industrial de Juazeiro. A ação, realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia (CGJ-BA) junto com Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), e conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues, integra o Projeto Registra Bahia – Regularização Fundiária de Bens Públicos e resultou na organização documental de 123 lotes abrigados em 80 matrículas, distribuídos entre áreas do Estado e propriedades particulares nas Glebas 1 e 2.1 do Polo Industrial.

Na Gleba 1, foram regularizados 58 lotes, incluindo 19 matrículas em nome do Estado e 17 em nome de particulares. Na Gleba 2.1, outros 65 lotes tiveram sua situação formalizada, aos quais 17 pertencentes a terceiros e 27 pertencentes ao Estado, sob gestão da SDE.  “A regularização fundiária é um pilar essencial para atrair investimentos, garantir segurança jurídica e fortalecer a economia. Estamos organizando o patrimônio do Estado para dar mais clareza e estabilidade a quem produz e a quem depende desses serviços”, explicou o governador durante o ato, que contou com a participação do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves.

O corregedor-geral de justiça, desembargador Roberto Maynard Frank pontuou que também foi proposta a regularização de cerca de 12 distritos industriais importantes, de regiões distintas do Estado da Bahia, que já estão em tramitação. “A regularização dos distritos industriais é um passo para o progresso porque o Estado vai poder fazer investimentos em infraestrutura”, pontuou

Durante o encontro, também foram entregues as certidões de matrícula da Gleba 1 ao Estado e as duas empresas instaladas no local, além da placa e da certidão de matrícula do Colégio Estadual da Bahia – Central/Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, reforçando a segurança documental do equipamento público.

“Nós estamos falando de quase dois mil patrimônios para regularizar nesse nosso projeto. A partir de agora, a gente pode fazer novas ações, novas construções nessas estruturas, e nós podemos readequar os projetos arquitetônicos das nossas escolas”, destacou a secretária da Educação, Rowenna Brito.

A medida fortalece a segurança jurídica e cria melhores condições para novos investimentos e para o desenvolvimento econômico da região Norte do estado. “Juazeiro assume como um projeto piloto para Bahia. Um somatório de esforços que conclui esse processo de regularização fundiária e que em breve nós teremos outros processos como esse concluídos”, falou em discurso o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida.

Mais investimentos

Na ocasião, Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) elaborar projeto para a Requalificação do Distrito Industrial de Juazeiro e a execução de serviços de manutenção e supressão de pontos críticos em vias do local. Já a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), foi autorizada a dar início às obras de implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) das localidades de diversas localidades em Juazeiro.

Repórter: Joci Santana/GOVBA