
O Cine Baiano em Ação, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA) da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), realiza uma nova edição na próxima terça-feira (18), às 14h, com a exibição gratuita do documentário “1798 – Revolta dos Búzios”, seguida de bate-papo com o cineasta e pesquisador Antônio Olavo. A atividade integra a programação do Novembro Negro da PGE-BA e acontece no Auditório Paulo Spínola, aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.
O filme reconstrói um dos episódios mais emblemáticos da história de resistência negra no Brasil colonial. No final do século XVIII, na então Província da Bahia, centenas de homens negros – livres e escravizados -, inspirados pelos ideais iluministas da Revolução Francesa, conspiram para derrubar o governo colonial português, proclamar a independência e instaurar uma república democrática e autônoma, livre da escravidão. A revolta, no entanto, é denunciada e violentamente reprimida, resultando em prisões, degredos e na execução pública de quatro jovens negros na Praça da Piedade. A obra traz à tona a força da insurgência e a contribuição da população negra para as lutas por liberdade e igualdade no país.
O bate-papo com o diretor Antônio Olavo abordará o processo de realização do documentário e a importância de revisitar a memória negra como instrumento de afirmação e valorização histórica.
Antônio Olavo é cineasta e pesquisador, com atuação voltada à valorização da memória negra. É gestor da Portfolium Laboratório de Imagens, produtora pela qual dirigiu sete filmes documentários de longa-metragem, entre eles “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993), “Quilombos da Bahia” (2004), “Abdias Nascimento – Memória Negra” (2008) e “1798 – Revolta dos Búzios” (2018). Atualmente, finaliza o filme “A PROTETORA: Memória Negra da Bahia”, sobre a Sociedade Protetora dos Desvalidos, a mais antiga associação civil negra do Brasil.
Cine Baiano em Ação – O projeto tem como objetivo promover a cultura e a produção cinematográfica baiana, por meio da exibição de filmes com temáticas sociais relevantes, seguidas de debates e mesas-redondas, incentivando a reflexão crítica e o intercâmbio de ideias.
Fonte: Ascom/PGE-BA




















Comentários