Carretas de Saúde da Mulher começam atendimentos em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (10)


Carretas de Saúde da Mulher começam atendimentos em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (10)
Carretas de Saúde da Mulher começam atendimentos em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (10)

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Começa nesta sexta-feira (10) o atendimento nas Carretas de Saúde da Mulher. A ação integra o programa do Governo Federal Agora Tem Especialistas. Na Bahia, as unidades de saúde da mulher vão iniciar a oferta de atendimento especializado para as pacientes da rede pública em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visa reforçar a importância do Outubro Rosa, movimento que chama atenção para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em Paulo Afonso, o lançamento da ação ocorrerá, às 16h, com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e da superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli. A carreta estará na Policlínica Regional de Saúde. Em Senhor do Bonfim, o lançamento ocorrerá às 10h, com a presença subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa. Na cidade, a unidade móvel ficará na Policlínica Regional de Saúde.

Serão ofertadas consultas médicas, mamografias, ultrassom mamária bilateral, punções por agulha grossa e ultrassom transvaginal e pélvica. Os agendamentos para os atendimentos serão feitos pelas secretarias de saúde dos municípios. Nas duas cidades, as carretas atenderão durante 30 dias.

A oferta de atendimento especializado nas carretas integra um conjunto de ações do programa do governo federal, que mobiliza toda a estrutura de saúde do Brasil, a pública e a privada. O programa, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, prevê o total de 150 carretas circulando por todo o Brasil até 2026.

A iniciativa contribui na consolidação do programa lançado pelo Governo Federal para reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias. Para isso, o programa amplia o acesso da população a atendimento especializado de média e alta complexidade, mobilizando toda a rede de saúde, pública e privada, nos estados e municípios de todo o país.

Fonte: Ascom/Sesab