
O Carnaval da Bahia é sinônimo de alegria. Mas, também exige atenção redobrada quando o assunto é a mistura de bebida alcoólica com banho de mar. Com a proximidade do circuito Dodô a uma longa faixa de praia, o Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros tem postos de guarda-vidas ao longo de toda costa. O atendimento do batalhão é preventivo, para evitar que crianças se percam e afogamentos ocorram. Mas, a corporação também atua realizando as ações emergenciais, que são as de salvamento.
Na manhã desta segunda-feira (16), o grupamento realizou, na praia do Porto da Barra, uma simulação de resgate de situação de afogamento associado a embriaguez. “O álcool precipita inúmeras outras condições. Estimula um comportamento de risco, reduz a capacidade de julgamento desse banhista, que perde equilíbrio, altera a própria condição física, ficando vulnerável a afogamento”, explicou a Tenente coronel Patrícia Torreão, comandante do Batalhão Marítimo (BMar).
A tenente-coronel destaca o uso de tecnologia avançada como aliada fundamental nas ações de prevenção a afogamentos durante o Carnaval. Segundo ela, a corporação atua com drones equipados com câmeras de infravermelho, que auxiliam na identificação de pessoas em situação de risco na água, inclusive durante o período noturno. O recurso tecnológico otimiza o trabalho das equipes, permitindo direcionar os guarda-vidas para uma atuação mais rápida, precisa e eficiente em meio ao público que curte as praias ao longo dos circuitos da folia.
Os banhistas confirmam a sensação de segurança pela estrutura disponibilizada nestes dias de festa. O contador Sílvio Oliveira, de Mucuri-BA, veio curtir o Carnaval pela primeira vez, e aprovou o serviço prestado pelas Forças. “Só de saber que o Corpo de Bombeiros está presente, traz a segurança para todos os banhistas e para quem está no entorno também”, afirmou o turista.




















Comentários