Caravana de Direitos Humanos leva serviços gratuitos para populações de quatro cidades baianas


Caravana de Direitos Humanos leva serviços gratuitos para populações de quatro cidades baianas
Caravana de Direitos Humanos leva serviços gratuitos para populações de quatro cidades baianas

Foto: Cleomário Alves/SJDH

Novembro começa com ações simultâneas e atividades em quatro cidades baianas para Caravana de Direitos Humanos. De segunda-feira (3) a sábado (8), o projeto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vai levar órgãos públicos, formações e serviços gratuitos para Pedrão, Santa Bárbara, Conceição do Almeida, contemplando três territórios de identidade distintos: Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão e Recôncavo, respectivamente.

Dentre os serviços disponíveis na Caravana de Direitos Humanos estão a emissão gratuita de documentos como CIN (novo RG), certidão, Passe Livre e Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista, exame de DNA gratuito para comprovação de vínculo genético e outras políticas relativas à paternidade responsável, orientações jurídicas, renegociação de dívidas, acolhimento e orientações sobre os direitos da pessoa idosa, troca de titularidade para contas de luz e água, cadastro em programas como o Bolsa-Família, serviços de saúde e assistência social.  

Estes serviços são garantidos graças a parcerias com diferentes órgãos municipais e estaduais, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça, os Cartórios, a Embasa, a Coelba, a Secretaria de Segurança Pública (por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (por meio do SINEBAHIA), além das prefeituras locais.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além da coordenação geral da Caravana, também leva serviços por meio das Superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF) e de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Em 2025, a Caravana de Direitos Humanos já chegou a 22 municípios baianos, com mais de 29 mil atendimentos para mais de 16 mil pessoas.

Nas Caravanas de Pedrão, Santa Bárbara e Conceição do Almeida serão contempladas populações urbanas, rurais, quilombolas e assentadas.

Acampamento Terra Livre – Em Salvador, a Caravana de Direitos Humanos participa, entre segunda-feira (3) e quinta-feira (6), do Acampamento Terra Livre — ATL, na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, alcançando dezenas de comunidades indígenas.

No ATL, a Caravana levará os serviços da própria Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, como a emissão de Passe Livre e CIPTEA, os serviços do Procon e encaminhamentos para gratuidade na emissão de 2ª via de certidões. Em parceria com a Coordenação de Juventude da SERIN, a Caravana também fará emissão de ID-Jovem.

Organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Nações Indígenas da Bahia — MUPOIBA, o Acampamento Terra Livre Bahia é um espaço de confluência de diferentes nações indígenas presentes em nosso estado, que acontece desde 2017, com o objetivo de fortalecer a cultura indígena e lutar pelos direitos dos povos originários.

Levar direitos para povos e comunidades tradicionais, bem como em regiões remotas do estado da Bahia, onde existem obstáculos para o acesso aos serviços públicos, é uma das missões da Caravana de Direitos Humanos.

SERVIÇO
O quê? Caravana de Direitos Humanos
Quem? Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e parceiros
Quando/onde?
3 e 4/11 — Pedrão (Litoral Norte e Agreste Baiano)
5 e 6/11 — Santa Bárbara (Portal do Sertão)
7 e 8/11— Conceição do Almeida (Recôncavo)
3 a 6 /11— Salvador (BA) | Acampamento Terra Livre (CAB)

Fonte: Ascom/SJDH