Baianos participam de Brasileiro de muay thai em busca de vaga para mundial na Itália


Baianos participam de Brasileiro de muay thai em busca de vaga para mundial na Itália
Baianos participam de Brasileiro de muay thai em busca de vaga para mundial na Itália

Foto: Rafael dos Anjos/Prefeitura de Candeias

Após um campeonato baiano disputadíssimo, os lutadores do estado credenciados pela disputa local irão atrás de grandes resultados no Campeonato Brasileiro de Muay Thai Amador 2025. A competição acontece em Brasília, capital federal, neste sábado (18), e é a principal seletiva do país para o Mundial de Muay Thai 2026, que vai ser realizado na Itália. A delegação estadual composta por 31 atletas viaja com apoio do Governo do Estado.

A visão do presidente da Federação Baiana de Muay Thai – Boxe Tailandês e Lutas Associadas (FBMT.BT), Marcos José Araújo, é de que os lutadores baianos têm grandes chances de conquistar medalhas no torneio. Ele ressalta que a presença dos atletas já é uma prova da evolução da modalidade no estado. “Simboliza o avanço real e consistente do muay thai baiano. Na nossa primeira participação, conseguimos levar apenas quatro atletas e todos conquistaram medalhas. Desta vez, temos uma seleção maior e com grande potencial de resultado”, comenta.

Com nomes de 13 cidades diferentes da Bahia e em grande parte oriundos de projetos sociais, a competição é vista como uma oportunidade para o muay thai baiano e para os competidores. “Para a maioria dos nossos atletas essa é uma oportunidade única de alcançar o mais alto nível do esporte. É uma chance de conquistarmos reconhecimento, visibilidade e mostrar ao mundo o potencial do nosso muay thai”, afirma.

Natação – Quem também vai em busca de grandes resultados é a delegação da natação que viajou para o Campeonato Norte-Nordeste Mirim a Petiz – Troféu Kako Caminha. Os atletas viajaram para Aracaju, Sergipe, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para disputa que começa nesta quinta-feira (16), e segue até o sábado (18). Com nomes das categorias mirim e sênior, o grupo é composto por 12 atletas e uma treinadora.

Fonte: Ascom/Sudesb