Baianos estão definidos para disputar etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf com apoio da Sudesb


Baianos estão definidos para disputar etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf com apoio da Sudesb
Baianos estão definidos para disputar etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf com apoio da Sudesb

Fotos: Maurício Viana- Ascom/Sudesb.

Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), 17 surfistas baianos estão definidos para representar a Bahia na etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf 2026, que acontece em março, na Paraíba, após convocação nesta semana. O evento reúne atletas das categorias sub-12 a sub-18, nos naipes feminino e masculino, e classificará quatro atletas por categoria para a grande final do campeonato nacional

De acordo a Federação Baiana de Surf (FBSurf), a Bahia participará da competição com sua equipe principal no feminino, representada por Maria César, de Serra Grande, em Uruçuca, e Kaylane Cardoso, de Santa Cruz Cabrália, apoiadas, respectivamente, pelos programas Bolsa Esporte e FazAtleta, ambos do Governo do Estado; além de 15 nomes nas categorias masculinas. A expectativa é alta para garantir os nomes na fase final nacional.

No masculino, a delegação baiana reúne diversos atletas de diferentes categorias de base, como Bernardo Bicalho, Bernardo Lerner, Bryan Pessoa, Felipe Guerreira, Gabriel Leal, Guilherme Simões, Jean Matos, João Jesus, Mauy Schmidt, Miguel Becker, Pietro Matos, Rafael Galeno, Ruda Nascimento e Yan Rodrigues.

Entre os destaques da delegação, estão os atletas beneficiados pelo programa Bolsa Esporte (Guilherme, João Jesus e Rafael Galeno) e pelo FazAtleta (Bernardo Lerner), iniciativas executadas pela Sudesb de incentivo financeiro ao esporte e aos atletas para a participação em competições estaduais, nacionais e internacionais. Os itacareenses Yan, João e Bernardo Bicalho são os atuais campeões do Circuito Baiano de Surf em 2025.

Além da Bahia, estão confirmadas as participações de representantes dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A grande final do Circuito Brasileiro de Base de Surf acontece após a realização das etapas classificatórias das regiões sul e sudeste. A Bahia irá disputar a seletiva regional com a concessão de transporte por meio da Sudesb, que motiva e garante a participação dos atletas segundo Marcelo Barros, presidente da FBSurf.

“Dando continuidade à parceria, a Sudesb mais uma vez fará o transporte dos atletas que vão representar a Bahia em mais uma edição do Brasileiro de Base de Surf. Sem esse apoio, realmente seria muito difícil para atletas de vários municípios conseguirem disputar o campeonato. A Sudesb segue dando todo apoio ao esporte que mais cresce no Brasil seja construindo o Centro de Surf ou no suporte nas viagens para que os atletas possam acessar os locais de competição e no fomento às competições”, pontua Marcelo.