Bahia incentiva diversificação agrícola com projeto experimental em Entre Rios


Bahia incentiva diversificação agrícola com projeto experimental em Entre Rios
Bahia incentiva diversificação agrícola com projeto experimental em Entre Rios

Foto: Manuela Cavadas

O município de Entre Rios, no Litoral Norte baiano, será contemplado com um projeto experimental de agricultura a ser executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O termo de cooperação foi assinado na terça-feira (18) pelo secretário da Seagri, Pablo Barrozo, e pelo prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo Júnior, em cerimônia realizada na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Durante a assinatura, o secretário Pablo Barrozo destacou o potencial do estado para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas. “A Bahia tem grande capacidade para receber novas culturas. Exemplos como o morango na Chapada Diamantina, a uva no Norte e o algodão e a soja no Oeste começaram como experimentos e hoje impulsionam a economia regional. Com esta iniciativa, queremos possibilitar que outros municípios também diversifiquem sua produção, gerando emprego, renda e fortalecendo a permanência das famílias no campo”, afirmou.

Com vigência inicial de três anos, o projeto tem como objetivo estimular a produção agrícola local, promover inovações tecnológicas e ampliar a diversificação produtiva. A primeira etapa das atividades em Entre Rios será dedicada à citricultura, com possibilidade de expansão para outras culturas, como cacau e seringueira.

Para o prefeito Manoelito Argolo Júnior, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar o desenvolvimento agrícola do município. “É de extrema importância essa parceria com a Seagri, que abre novas portas para pequenos produtores e agricultores. Não estamos plantando apenas mudas, mas criando condições para que, futuramente, famílias possam garantir seu sustento a partir dessas culturas”, declarou.

O projeto deverá ser expandido para dez municípios das regiões Norte e Recôncavo. Segundo o diretor de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, Assis Pinheiro Filho, experiências anteriores apontam boas perspectivas. “Já tivemos resultados positivos com a seringueira em Catu e Inhambupe, sem registro da doença que afeta plantações no Baixo Sul. Outras culturas também estão previstas para testes, e vamos acompanhar os resultados. A meta é ter todos os projetos implantados até o final de 2026”, explicou.

Como funcionará a parceria

A Seagri será responsável por oferecer assistência técnica especializada, orientando o município nas melhores práticas de cultivo, manejo e controle fitossanitário. A pasta também fornecerá suporte no acompanhamento das atividades experimentais, capacitará produtores e técnicos municipais, realizará a coleta e análise de dados agronômicos e promoverá a difusão das tecnologias desenvolvidas junto aos agricultores da região.

A Prefeitura de Entre Rios, por sua vez, disponibilizará o terreno para implantação do projeto, além de fornecer os insumos necessários ao cultivo — como mudas, fertilizantes e defensivos biológicos. Também caberá ao município garantir a logística e a infraestrutura para execução das atividades, oferecer mão de obra de campo, divulgar os resultados e estimular a participação da comunidade local.