A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza, nesta sexta-feira (2), às 10h, sessão especial para a outorga do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira e da Comenda 2 de Julho ao professor e tributarista Edvaldo Brito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade baiana. As honrarias, que serão entregues no plenário Orlando Spínola, foram propostas pelos deputados Euclides Fernandes (PT) e Marquinho Viana (PV) e aprovadas, por unanimidade, pela Casa Legislativa.
Na mesma sessão, será concedida a Comenda 2 de Julho ao deputado federal Antonio Brito (PSD), filho de Edvaldo Brito. Esse reconhecimento decorre da aprovação unânime do projeto de resolução apresentado pelo deputado Patrick Lopes (Avante).
EDVALDO BRITO
Natural de Muritiba, no Recôncavo Baiano, Edvaldo Pereira de Brito nasceu em 3 de outubro de 1937. Filho de Edite Pereira de Brito e João Sobrinho, enfrentou diversas dificuldades econômicas na infância, mas encontrou nos conselhos de sua mãe e na educação um caminho para o sucesso.
Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), tornou-se mestre em Direito Econômico pela mesma instituição e doutor em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). Reconhecido nacionalmente pelo seu profundo conhecimento jurídico, Edvaldo Brito dedicou mais de 50 anos ao magistério.
Além da carreira acadêmica, foi prefeito de Salvador (1978–1979) e vice-prefeito (2009–2012). Ocupou ainda os cargos de secretário de Justiça, de Educação, de Saúde e de Assuntos Estratégicos no Estado da Bahia, bem como secretário de Negócios Jurídicos do Município de São Paulo.
ANTONIO BRITO
Filho do jurista Edvaldo Brito, Antonio Brito é empresário, ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e atualmente deputado federal pela Bahia, eleito pelo Partido Social Democrático (PSD), legenda da qual é líder na Câmara dos Deputados. Foi presidente da Comissão de Seguridade Social e Família em três oportunidades (2015, 2019 e 2020), segunda maior comissão da Casa em número de membros.
Como deputado federal, atuou na proposição de legislações e iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos baianos, especialmente nas políticas relacionadas à Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia. Desde a década de 1990, participa de conselhos gestores de instituições governamentais e de órgãos representativos dessas entidades filantrópicas.
Comentários