Os desafios enfrentados pelos aposentados do banco Itaú, incluindo o aumento expressivo no custo do plano de saúde após o fim da contribuição parcial do banco, estão na pauta da audiência pública desta quarta-feira (1º de outubro), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A proposta da discussão, aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Casa, é uma iniciativa do deputado Bobô (PC do B) e começa às 10h, na sala Jairo Azi.
Segundo o parlamentar, o evento é uma demanda da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e sindicatos filiados, e se baseia em relatos de aposentados que, com o término da contribuição do Itaú, passaram a considerar o plano financeiramente inviável.
Para Bobô, a audiência será uma oportunidade para que parlamentares, entidades representativas, órgãos de controle e a sociedade conheçam melhor a situação e debatam alternativas para assegurar um plano de saúde digno e acessível. “A luta por um plano de saúde justo na aposentadoria é uma pauta que interessa a todos os bancários. Precisamos unir forças para preservar direitos conquistados com tantos anos de dedicação ao banco”, afirmou.
Comentários