
Humanização, acolhimento e cuidado. Ao adentrar ao Serviço Médico da Assembleia Legislativa (ALBA), é possível observar um ambiente acolhedor com luzes amarelas e quadros com fotos e obras feitas por servidores da Casa. Na recepção, novas cadeiras, novo bebedouro e um monitor com painel eletrônico para chamada dos pacientes complementam a experiência proporcionada aos funcionários ativos, inativos, dependentes e parlamentares. A modernização também está nos consultórios médicos e odontológicos reformados, com novos pisos, cadeiras, mesas, tratamento antimofo nas paredes e equipamentos avançados que permitem exames e diagnósticos mais completos.
O Departamento de Assistência Médica e Odontológica da ALBA foi reformado e reinaugurado em novembro do ano passado ainda na gestão do então presidente Adolfo Menezes. A reestruturação interna do setor levou cerca de dois anos e foi acompanhada de perto pela Diretoria de Promoção à Saúde, vinculada à Superintendência de Recursos Humanos da Casa. A diretora Laura Letícia Mascarenhas explica que a reforma estrutural possibilitou avanços e melhorias no atendimento ao público que procura os serviços ofertados.
Agora, sob a gestão da presidente Ivana Bastos, o setor tem investido na humanização do serviço prestado, abraçando profissionais de saúde e pacientes. Para se ter uma ideia, através do programa Cuidar do Cuidador, foi constatado que havia funcionário com 30 anos na Casa sem nunca ter ido ao serviço odontológico. O fato surpreendeu os gestores. A coordenadora de Odontologia, Rebeca Rangel, explicou que o servidor foi atendido e encaminhado para tratamento com especialistas que atendem no departamento.
CUIDAR DO CUIDADOR
A ação Cuidar do Cuidador integra o pacote de iniciativas dos primeiros 120 dias de gestão da presidente Ivana Bastos. O programa, através da Diretoria de Promoção à Saúde, busca priorizar e levar as ações disponibilizadas na Casa aos profissionais que atuam em áreas como saúde, serviços gerais, segurança, garçons, copeiras e transporte.
Conforme detalhou a diretora Laura Letícia, a ação oferece atendimentos assistenciais nas áreas de odontologia, nutrição, psicologia, urologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedista, intensivista, clínica médica, exames laboratoriais, eletrocardiograma e bioimpedância.
Laura explicou que a iniciativa detectou a existência de profissionais em atividade com condições de saúde que não permitiam mais o efetivo exercício da função. “Com acompanhamento da médica do trabalho, estas pessoas foram aposentadas por invalidez. E hoje essas pessoas estão podendo cuidar melhor da sua saúde”, relatou. Outro caso mencionado foi o de um servidor que estava trabalhando com pressão arterial em 22 por 12, mas assintomático. “Ele poderia infartar, ter uma morte súbita a qualquer momento, e ninguém tinha noção”, frisou a diretora.
A dirigente da Diretoria de Promoção à Saúde também explicou que com a chegada de Ivana Bastos, houve o apoio da Presidência para a continuidade do programa Cuidar do Cuidador e, com isso, atender os profissionais de serviços gerais da Casa. “A gente também teve um apoio integral do novo diretor administrativo, doutor Djalma Anjos, que tem um olhar atento a estas questões. Ele trabalhou muito diretamente com o povo e traz a experiência e esse olhar humanizado para cá, e combina muito com aquilo que a gente quer estabelecer como critério nos nossos processos de gestão”, explicou Laura.
A gestão da presidente Ivana Bastos também deu aval para implantação do projeto-piloto Prótese Total. A Diretoria de Promoção à Saúde mapeou funcionários que tinham a saúde comprometida pelo uso de prótese dentária indevidamente adaptada. O objetivo é promover a adequação do aparelho para que o paciente possa ter boa mastigação.
ESTUDOS TÉCNICOS
Ainda sob orientação e aval da presidente Ivana Bastos, a Diretoria de Promoção à Saúde, em parceria com a Diretoria Administrativa, iniciou estudo técnico para implantação do Espaço Saúde. A iniciativa prevê a oferta de atividades de capoeira, funcional, pilates de solo, bicicletas e esteiras ergométricas, atendimento nutricional, bioimpedância, RPG, acompanhamento da equipe de cardiologistas e enfermagem, além de vestiários masculinos e femininos.
Outro estudo técnico foi iniciado para disponibilização de kits Cipa, que são formados por caixa de primeiros socorros contendo prancha, cadeira de rodas e desfibrilador. Os itens são essenciais para cuidados imediatos em caso de acidente no ambiente de trabalho.
“Os kits Cipa possibilitam atendimento emergencial básico e serão disponibilizados em locais estratégicos como Plenarinho, rampas e alguns andares próximo aos elevadores, possibilitando atendimento rápido ao paciente acidentado”, explicou a diretora de Promoção à Saúde, Laura Letícia Mascarenhas.
ODONTOLOGIA
Conforme explicou a coordenadora de Odontologia do Serviço Médico, Rebeca Rangel, o setor oferece, atualmente, atendimento de especialistas em áreas como periodontia, prótese, odontopediatria e clínica geral. “O paciente resolve praticamente tudo aqui, não precisa sair para nada. Temos equipamentos de ponta. Hoje, a gente trabalha com raio-x digital, não usa mais películas, diminuindo a exposição do paciente ao raio-x, não tem mais preocupação com relação a esse procedimento”, explicou.
O acesso ao serviço odontológico ocorre através de agendamento pelo Portal do RH da ALBA. O primeiro contato é feito com um profissional clínico geral, que avalia a necessidade de encaminhamento para um especialista. Após o diagnóstico do clínico geral, a marcação com especialistas é feita presencialmente no Serviço Médico.
EXPERIÊNCIAS
Toda a estrutura do Serviço Médico da ALBA atende parlamentares, servidores ativos e inativos e dependentes. A servidora Maili Araújo atua na Coordenação de Segurança da Casa e tem utilizado alguns dos serviços ofertados no departamento ao longo dos oito anos que tem no Legislativo.
“Eu tenho fibromialgia, então, muitas vezes, eu chego lá com dor e o atendimento é maravilhoso. É um acolhimento que não encontro nos hospitais lá fora. A gente vê esse olhar mais atento na questão do acolhimento, não é só o atendimento médico em si. Elas acolhem, conversam, procuram saber se teve alguma coisa fora da rotina”, elogiou a funcionária, que também já teve atendimentos com profissionais de RPG, odontologia, infectologista e ginecologia.
A servidora Juliana Andrade, lotada na Assessoria de Comunicação há dez anos, também relata que tem boas referências do Serviço Médico da ALBA. “Sempre passo por consultas com dentistas, já fiz acompanhamento com nutricionista, ginecologista e psicóloga. Recebi um atendimento de excelência sempre que precisei”, contou.
Mani Rego também tem dez anos de serviços prestados à Casa e atua no setor de segurança, especialmente na portaria. Ela fez questão de elogiar a atenção e cuidado que a médica do trabalho teve com o seu setor. “Recebemos dicas e orientações sobre a postura correta para trabalhar, pois trabalhamos a maior parte do tempo sentadas no atendimento ao público. Esse cuidado nos ajuda a evitar problemas de saúde”, ressaltou.
PARCERIAS
Para ampliar e aperfeiçoar o atendimento aos servidores da ALBA, foram firmadas parcerias com entidades externas. Através de um acordo firmado com o Planserv, o Legislativo promoveu a primeira ação de exames de imagens para os funcionários, incluindo equipamentos de mamografia e ultrassonografia.
A ação “Saúde em Evidência – Planserv” aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto em uma estrutura montada no estacionamento da ALBA. Na ocasião, durante visita aos estandes de atendimentos, a presidente Ivana Bastos elogiou a estrutura e parabenizou toda a equipe envolvida. “Estamos muito felizes em oferecer um espaço acolhedor, bem equipado e preparado para atender com qualidade. Essa é mais uma ação que reflete o compromisso da nossa gestão em cuidar de quem faz parte desta Casa. Quero parabenizar a equipe da Diretoria de Promoção de Saúde, o Planserv e todos os envolvidos pela mobilização exemplar, que traz prevenção e cuidado para dentro da nossa rotina de trabalho”, afirmou a chefe do Parlamento estadual.
Um convênio de cooperação técnica foi assinado com a Escola Estadual de Saúde Pública (ESPBA), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Através desse instrumento, os profissionais de saúde da ALBA vinculados à Diretoria de Promoção à Saúde tiveram acesso gratuito aos cursos de pós-graduação oferecidos pela ESPBA.
Entre os dias 11 e 12 de junho, a Casa realizou uma campanha de vacinação contra a gripe. A ação ocorreu em função de uma parceria firmada com o município de Salvador.
 
          



















Comentários