A agricultura familiar do Sudoeste é dinamizada com entregas em Barra do Choça


A agricultura familiar do Sudoeste é dinamizada com entregas em Barra do Choça
A agricultura familiar do Sudoeste é dinamizada com entregas em Barra do Choça

Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Conhecida como a “Capital do Café”, Barra do Choça, localizada no Sudoeste baiano, está em festa, especialmente os agricultores e agricultoras familiares que produzem café e leite, após as entregas realizadas nesta quinta-feira (23), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A Cooperativa Mista de Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) recebeu um galpão para armazenamento de café, um galpão para torrefação, além de outros equipamentos e um caminhão-baú. Os investimentos fortalecem a produção de cafés de alta qualidade, melhoram a logística de comercialização e contribuem para a geração de mais de 200 postos de trabalho diretos.

Essas entregas se somam à unidade de beneficiamento de café, já em pleno funcionamento, aos equipamentos voltados à qualificação da base produtiva e ao Laboratório de Classificação Sensorial de Café, que habilita os produtos da Cooperbac para comercialização junto a grandes marcas nacionais.

Já a Cooperativa de Leite de Barra do Choça (CLBC) recebeu, requalificada e totalmente equipada, a Unidade de Beneficiamento de Leite, localizada no KM-2 da estrada para Caatiba. O espaço agora conta com placas solares, garantindo mais sustentabilidade e a entrega de um produto ainda mais seguro aos consumidores. A modernização também amplia o mercado para os derivados da marca Leite da Barra.

“Foram entregas estruturantes, de extrema importância para a agricultura familiar baiana. A Cooperbac recebeu essa nova estrutura do galpão de armazenamento para ampliar a comercialização do café, um produto da mais alta qualidade, e tivemos também a unidade de beneficiamento de leite, um importante equipamento para o desenvolvimento desse município, que qualifica a produção e gera renda para os produtores da região”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, reforçou que essas entregas serão muito importantes para a comercialização dos cafés. “Já tivemos vários históricos de produtores que perderam a qualidade por falta de um local adequado para o armazenamento, ou vendeu para atravessadores, porque não tinham local para armazenar. Então, a estrutura do galpão é importante porque foi projetado para manter o café sem umidade e com a qualidade que os nossos cafés têm”.

O diretor comercial da CLBC, Walter Felix da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, ressaltando que o investimento permitirá agregar valor ao leite produzido e garantir um preço mais justo aos produtores. “Sem esse apoio, não estaríamos inaugurando essa unidade. Foi fundamental, porque não tínhamos condições de alavancar o projeto sozinhos. Isso vai ser muito importante para a cadeia leiteira de Barra do Choça”, afirmou.

Esses investimentos na cafeicultura e bovinocultura de leite foram realizados pelo Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Outras entregas
Durante a visita, também foram entregues, por meio de emendas parlamentares, diversos equipamentos agrícolas, como roçadeira hidráulica, grade aradora e caixas d’água de 10 mil litros, beneficiando diretamente a agricultura familiar local.

Concurso de Qualidade do Café
A comitiva do Governo do Estado participou ainda da edição do Concurso de Qualidade de Café de Barra do Choça, que este ano realizou, pela primeira vez, o Concurso de Café Feminino, voltado às cooperadas da Cooperbac, e o 1º Concurso de Café do Sudoeste Baiano.

A iniciativa, promovida pela Cooperbac, valoriza os produtores locais, estimula a excelência na produção e amplia a visibilidade dos cafés especiais da Bahia no mercado nacional.

Fonte: Ascom/CAR