
A presidente em exercício, deputada Fátima Nunes, representou a Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (11), no lançamento das ações de cuidado, proteção social e segurança alimentar, promovidas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia 2026. Secretários estaduais, promotores públicos, dirigentes de movimentos sociais, grupos de teatro, pais e muitas crianças participaram do evento, na Praça do Jardim do Campo Grande, próximo do Monumento ao Caboclo. Com ações estratégicas na área de segurança nutricional, enfrentamento ao trabalho infantil e exploração sexual durante a folia, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
Em breve pronunciamento, a deputada Fátima Nunes lembrou que o carnaval de Salvador é a maior festa popular de rua do planeta, reunindo milhões de pessoas durante os seis dias de folia. Ela salientou que baianos e turistas precisam de cuidados e proteção dos poderes públicos para brincar na festa com tranquilidade. “Nesta multidão, estão cordeiros, ambulantes, catadores de material reciclável, mototaxistas, crianças e adolescentes. Muitos deles trabalham servindo à população e necessitam de atenção e apoio social dos órgãos públicos. Essas ações integradas visam garantir os direitos do povo e contam com o total apoio da Assembleia Legislativa”, ressaltou a presidente em exercício da ALBA.
A mobilização contra o trabalho infantil nos circuitos do carnaval e a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes foram destacadas pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos. O titular da pasta enalteceu ainda o papel da Casa Legislativa da Bahia na garantia dos recursos para a realização de um carnaval com mais segurança alimentar e atenção social. “Nossa deputada Fátima Nunes, presidente em exercício, sabe quanto a Assembleia tem tido um papel importante para que a gente tenha orçamento, aprovando leis e construindo caminhos para que a Bahia seja reconhecida com um dos estados que mais investem na política de cuidados com o carnaval”, declarou o gestor estadual.
A secretária Fabya Reis, da Seades, informou que diversas equipes itinerantes vão atuar nos principais pontos dos circuitos da festa. Disse também que a campanha “Proteja Bahia” retorna com a ação de defesa das crianças e adolescentes, com abordagens de sensibilização e monitoramento dos casos de violação de direitos. Outro programa, o “Corra pro Abraço” seguirá realizando atendimento e distribuindo kits de cuidado e redução de danos, contendo itens de higiene pessoal, preservativos e água mineral para a população em situação de rua e ambulantes, entre outros segmentos. Haverá fornecimento de alimentação para catadores de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiros. As ações integram o Programa Bahia sem Fome e acontecem em parceria com o Corpo de Bombeiros, Voluntárias Sociais e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Setre.




















Comentários