Copa do Mundo de Futebol Feminino atrai novo complexo turístico para Santa Cruz Cabrália


Copa do Mundo de Futebol Feminino atrai novo complexo turístico para Santa Cruz Cabrália
Copa do Mundo de Futebol Feminino atrai novo complexo turístico para Santa Cruz Cabrália

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O lançamento do complexo imobiliário e turístico Yond, na vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, marca a preparação da Costa do Descobrimento para a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027. Ela será realizada no Brasil, entre os dias 24 de junho e 25 de julho do próximo ano, tendo Salvador como uma das cidades que irão receber jogos da competição. O projeto do empreendimento, idealizado para ser usado, inicialmente, como concentração de uma das seleções do mundial, foi apresentado, na terça-feira (27), no Campo Bahia Hotel, que fica na vila. O evento teve a participação de autoridades e de representantes do trade turístico da região e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que atuou na captação do investimento privado.
Uma iniciativa do Grupo Pegasus Yond, responsável pela implantação do Campo Bahia, que abrigou a Seleção da Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, o novo empreendimento sustentável está orçado em R$ 1,8 bilhão. A previsão é de que as obras tenham início, ainda no primeiro trimestre deste ano.
A primeira etapa contempla a construção de 16 bangalôs, de um total de 185, e do centro esportivo, com entrega prevista a tempo de atender a organização da Copa de 2027. Na segunda fase, será entregue um resort de luxo, em 2029. O projeto também inclui a instalação de espaços para outras atividades esportivas, de saúde e de cultura, até 2032.
“É um empreendimento semelhante ao que desenvolvemos na Copa de 2014, agora com o objetivo de deixar um legado permanente após o mundial feminino. O espaço vai integrar esporte, educação, saúde e outros componentes sociais. Já há três seleções interessadas em utilizar o local para abrigar suas delegações”, relatou o CEO do Pegasus Yond, Stefan Gast.
“O Governo do Estado participou ativamente das negociações para a Bahia sediar a Copa de Futebol Feminino, promovendo a infraestrutura e os atrativos turísticos que os destinos baianos oferecem. Atuamos também junto ao Grupo Yond, que tem a expertise e agora traz um complexo que beneficia toda a Costa do Descobrimento, com impacto na geração de emprego e renda e no incremento das atividades turísticas”, ressaltou o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Luiz Rabelo.
Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Geovson Magno, “esta Copa tem tudo para deixar um legado importante em Cabrália, afinal, se estamos atraindo a atenção dos estrangeiros, é porque algo muito positivo está acontecendo em nosso município”. 

Fonte: Ascom/Setur-BA