
O trecho da BA-415 que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça pode passar a se chamar Rodovia Estadual Coriolano Souza Sales. Pelo menos é o que pretende o deputado Vitor Azevedo (PL) ao apresentar projeto de lei nesse sentido. “Ao longo de décadas de vida pública, Coriolano Souza Sales foi um dos principais articuladores de políticas e investimentos voltados à infraestrutura regional, com contribuição decisiva para a viabilização de obras de saneamento básico, eletrificação rural e pavimentação asfáltica que transformaram o interior do Estado”, avaliou o parlamentar.
No documento, Vitor Azevedo destaca que Coriolano Sales foi um advogado que teve destacada carreira política, tendo sido deputado estadual ao longo de três mandatos consecutivos, período em que chegou a exercer a presidência da Casa, entre os anos de 1991 e 1993. “No plano federal, representou o Estado da Bahia também por três mandatos como deputado federal, notabilizando-se por sua reconhecida capacidade técnica e jurídica, bem como pela atuação firme em defesa dos interesses do interior baiano”.
Azevedo ressaltou que Coriolano teve uma atuação determinante para que o “Sudoeste baiano recebesse investimentos estruturantes, permitindo a consolidação de Vitória da Conquista e Barra do Choça como polos regionais de desenvolvimento”. Segundo ele, o homenageado compreendia que o desenvolvimento regional passava, necessariamente, pela integração entre os municípios e pelo fortalecimento das ligações viárias, enxergando a BA-415 como verdadeiro vetor de inclusão social, circulação de pessoas e promoção do bem-estar coletivo.
“Um dos marcos mais relevantes de sua atuação política foi o trabalho contínuo junto aos governos estadual e federal para a implantação do anel viário de Vitória da Conquista, obra estratégica destinada a oferecer alternativa ao intenso fluxo da BR-116 e a impulsionar o desenvolvimento urbano e econômico da região”, lembrou o parlamentar.
Vitor Azevedo destacou que Coriolano era “reconhecido por sua conduta ética, capacidade de diálogo e respeito entre diferentes correntes políticas”, tendo construído um legado que transcende mandatos e cargos públicos. “A denominação da Rodovia BA-415 com o seu nome representa, assim, ato de justiça histórica, preservando a memória de um líder que sempre compreendeu a política como instrumento de transformação social, integração regional e desenvolvimento humano”, definiu.
Por fim, o legislador informa que a denominação de bens públicos constitui instrumento legítimo de preservação da memória histórica e de reconhecimento daqueles que, por sua trajetória de vida e atuação pública, contribuíram de forma decisiva para a formação e o progresso das comunidades onde atuaram.




















Comentários