
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, em 2025, uma série de atividades através da sua Diretoria e coordenação de Estágios, alcançando importantes resultados nas áreas de formação, capacitação, educação legislativa, ações de educação para cidadania e parcerias firmadas ao longo do ano.
A Escola ampliou e fortaleceu parcerias institucionais, consolidando relações de cooperação com órgãos públicos, escolas de Governo e câmaras municipais, que resultaram na qualificação de agentes públicos e na expansão das suas atividades educacionais.
Durante o ano passado, foram mantidos os oito acordos com órgãos públicos e escolas de Governo e com 38 câmaras municipais, reafirmando o papel estratégico com as respectivas instituições. Dentre as ações promovidas pelo sistema de parceria, a realização do II Encontro Regional Nordeste da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) teve como tema Educação Legislativa como ponte: formação, participação e transformação social, que contou com a presença de 163 inscritos e concedeu 148 certificados.
Outra ação do setor, a Semana do Servidor foi marcada por uma programação diversificada voltada para a valorização, reconhecimento e desenvolvimento profissional dos funcionários da ALBA. As atividades incluíram palestras, oficinas, ações de bem-estar, momentos de integração e atividades culturais, incentivando o fortalecimento do ambiente de trabalho e o engajamento da equipe.
Em 2025, o Programa Multiplicar, que tem como finalidade expandir a formação legislativa e a educação para a cidadania, também se fortaleceu como uma das principais iniciativas da Escola do Legislativo. O programa ofereceu cinco cursos na modalidade Educação à Distância a câmaras municipais com acordos firmados, capacitando 458 servidores. Também tiveram sequência os programas de Integração e Qualidade de Vida no Trabalho, que incluem ações como a ExpoALBA, que expôs 412 obras no Saguão Josaphat Marinho; aulas de pilates, que contaram com 814 participantes, e o Coral do Legislativo, que se apresentou para um público estimado em 2.280 espectadores. Estes programas de integração ainda incluem o ALBA na Leitura; Clube do Livro; Curta Cine ALBA; Programa de Preparação para Aposentadoria Trilhando o Futuro e Oficinas Temáticas.
As ações de Educação Socioambiental também foram um sucesso. Em 2025 o ALBA Verde coletou 14.316 kg de materiais recicláveis e o Programa Empreender realizou duas oficinas, com 26 participações. Já o Programa de Educação para a Cidadania permitiu a visita de 137 estudantes universitários às comissões técnicas da ALBA, e a segunda edição da Gincana do Saber mobilizou 183 estagiários da Casa.
Com um trabalho focado em ofertar cursos, o Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento (Deped) é responsável por executar programas como o de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional, e A Escola e o Legislativo. Em 2025 foram oferecidos 58 cursos presenciais a 652 servidores capacitados. Na modalidade EAD, foram 9 cursos e 458 agentes públicos capacitados.
Já A Escola e o Legislativo, cujo objetivo é integrar a sociedade à Assembleia Legislativa da Bahia, recebeu 3.822 estudantes de ensino fundamental em 114 visitas guiadas à Casa, uma oportunidade de fortalecer os laços entre o cidadão e o Parlamento, permitindo que as futuras gerações compreendam e se envolvam mais ativamente com as políticas públicas. Outro programa que esteve ativo em 2025 foi o de estágios, com a oferta de 35 vagas para o ensino médio e 14 para nível superior.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, o ano de 2025 foi muito produtivo. “Com o apoio da Presidente Ivana Bastos conseguimos alcançar números expressivos, indo ainda mais longe e chegando ao interior da Bahia com o Programa Multiplicar. Estamos muito felizes com esse resultado. Também começamos o EAD que não tínhamos na Escola do Legislativo ainda, todas as nossas aulas anteriormente, eram presenciais e começamos nessa modalidade, essa foi uma inovação que a escola está oferecendo e nos orgulhamos”, ponderou.
“Queremos alcançar mais municípios, para conseguir capacitar mais servidores municipais no interior da Bahia e queremos inovar, trazendo novas tecnologias e cursos, a fim de oferecer o que tem de melhor e mais novo para o legislativo baiano”, reiterou a gestora.




















Comentários