Sesab promove ação estratégica para prevenção de ISTs no Carnaval de Itabuna


Sesab promove ação estratégica para prevenção de ISTs no Carnaval de Itabuna
Sesab promove ação estratégica para prevenção de ISTs no Carnaval de Itabuna

Foto: Jamile Amine- Ascom/Sesab

Com o objetivo de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estenderá para Itabuna a estratégia de testagem rápida no Carnaval 2026. No ano passado, durante a folia, a ação do Governo do Estado totalizou 3.761 atendimentos, 14.607 exames e a distribuição de mais de 911 mil preservativos em Salvador, Porto Seguro e Rio de Contas.

Este ano, no Carnaval de Itabuna, o estande da Sesab estará localizado no estacionamento da Câmara de Vereadores, no bairro Góes Calmon, e funcionará de 22 a 25 de janeiro, das 15h às 03h, com a oferta de exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites (B e C).

Equipes capacitadas estarão prontas para atender à população, realizar testes, orientar sobre prevenção e, em caso de resultados positivos, encaminhar os foliões para o tratamento adequado. A unidade contará diariamente com 28 profissionais, entre assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, sanitaristas, motoristas e assistentes administrativos.

A ação contempla ainda a distribuição de 25 mil preservativos, além de tratamento imediato com aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil), em caso de teste positivo para sífilis, e encaminhamento para Profilaxia Pós Exposição (PEP) para quem tiver resultado positivo para HIV.

“Desde 2023, temos desenvolvido ações contínuas com postos de testagem e distribuição de preservativos, e os resultados alcançados ao longo desse período comprovam a boa adesão da população e a efetividade da iniciativa. Essa estratégia do Governo do Estado se consolida como uma ação concreta de prevenção, que precisa ser fortalecida pelos municípios durante todo o ano, especialmente por meio das Unidades Básicas de Saúde e dos postos de atendimento”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Para Danilo Amorim, coordenador Geral do Núcleo Regional de Saúde-Sul, a ação representa um avanço importante no enfrentamento às ISTs, já que permite acesso ao cuidado de forma imediata, garantindo acesso rápido ao diagnóstico e ao tratamento. “Nosso objetivo é eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites, e isso só é possível com diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Com a iniciativa da Sesab serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, de forma gratuita e sigilosa. Poderá também haver o início do tratamento para os casos de sífilis detectados, assim como o encaminhamento para o serviço especializado para qualquer uma das infecções diagnosticadas. Também haverá oferta da PrEP e da PEP, que é a oferta de medicamentos que impedem a infecção pelo HIV, a depender do momento da exposição”, explica.