Premiação de delegados dos comitês marca encerramento da BaMUN 2025


Premiação de delegados dos comitês marca encerramento da BaMUN 2025
Premiação de delegados dos comitês marca encerramento da BaMUN 2025

Foto: Acervo pessoal

A quarta edição da Bahia Model United Nations (BaMUN), uma simulação pedagógica inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), foi finalizada, na noite dessa quinta-feira (4), no Hotel Fiesta, em Salvador, com a premiação de cada um dos 15 comitês, nas categorias “Melhor delegado”, “Delegado destaque”, “Menção honrosa” e “Recomendação diplomática”. Durante três dias de programação, o evento ofereceu aos 360 estudantes participantes – todos da rede estadual – a oportunidade de representar diplomaticamente diferentes países e debater temas de relevância global.

O estudante indígena Marcos Mawé, 18 anos, 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Falconeri Rios, em Pé de Serra, foi eleito o Melhor Delegado, representando a comunidade da Austrália, no comitê Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “A BaMUN me fez olhar para os desafios globais com mais maturidade e profundidade. Aprendi a debater com respeito, a construir soluções coletivas, a pesquisar com seriedade e a conectar temas como clima, direitos humanos e diplomacia com a realidade das nossas comunidades. Saio dessa vivência mais consciente do meu papel e mais preparado para os caminhos que quero trilhar”, disse.
Representando a Alemanha, no comité ONU Mulheres, Antônio Almeida Neto, 18 anos, 3ª série, do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira, em Mairi, também foi eleito Melhor Delegado. “Debater temas complexos, defender a posição da Alemanha e negociar com países de visões opostas me fez entender, na prática, como a diplomacia realmente funciona. Desenvolvi mais segurança para falar em público e aprendi a transformar dados em argumentos, dentre outras coisas. A experiência não só ampliou meu conhecimento sobre políticas de redução de danos, equidade e direitos humanos, como também me mostrou que tenho voz e preparo para atuar em diversos espaços”, comentou.

A programação do evento contou com diferentes atividades, como apresentação e histórico do projeto; apresentação dos comitês e temas; encontro de delegações; sessões de comitês; roda de diálogos; redação e aprovação das resoluções; plenária geral; apresentação dos destaques de cada comitê; leitura das resoluções aprovadas; e premiação dos destaques. No encerramento, também foi realizada a Feira das Nações, na qual cada delegação representou um país com apresentações sobre cultura, gastronomia, símbolos, trajes e informações políticas.

Histórico
O projeto surgiu em 2021, a partir da proposta de estudantes líderes de classe e, desde então, já contou com quatro edições estaduais (2021, 2022, 2024 e 2025). Além disso, foram promovidas simulações territoriais, como a Meet Model United Nations (MeetMUN), realizada em 2022, no território do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, e a Chapada Model United Nations (ChapaMUN), realizada no mesmo ano, na Chapada Diamantina, em Seabra. Mais do que uma simulação, a BaMUN é um espaço de escuta, empoderamento e formação cidadã, no qual a juventude baiana se vê como agente de transformação social e protagonista no cenário global.

Fonte: Ascom/SEC