
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Projeto Socioambiental Ampliando Talentos participaram, nos dias 25 e 26 de novembro, de uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Timbó (SC), referência nacional em gestão integrada de resíduos sólidos. A atividade fez parte do intercâmbio oferecido aos vencedores do Prêmio Bahia Sustentável 2024, e permitiu às premiadas vivenciar de perto o modelo de funcionamento do consórcio, incluindo o Parque Girassol e toda a sua estrutura de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.
As vencedoras Alesandra Varjão e Estelita Lopes, do Projeto Ampliando Talentos, receberam o reconhecimento na categoria Tecnologia Social Sustentável: Cidade por promoverem uma iniciativa que fortalece vínculos comunitários, estimula processos colaborativos e desenvolve autonomia financeira entre as participantes.
O projeto atua em cinco frentes integradas: Reciclagem, Artesanato, Adubo, Horta e Sabão, todas estruturadas a partir dos princípios da Economia Circular. As ações envolvem desde a venda e o processamento de materiais recicláveis até o reaproveitamento de resíduos orgânicos para produção de adubo e cultivo de horta comunitária, além da fabricação de sabão a partir de óleo residual e da realização de atividades educativas em gestão de resíduos sólidos e orgânicos.
Ampliação de repertório e troca de saberes no CIMVI
Durante a imersão em Santa Catarina, as participantes conheceram práticas consolidadas de gestão ambiental e trocaram experiências com equipes técnicas locais. A integração possibilitou ampliar referências e fortalecer o compromisso do Ampliando Talentos com soluções sustentáveis de impacto social, especialmente na área de resíduos sólidos.
A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Maiana Pitombo, que acompanhou o intercâmbio ao lado de Mariana Mascarenhas, secretária executiva da Sema, e Joziana de Oliveira Lima, destacou que essa etapa da premiação reforça o papel do Estado em fomentar iniciativas transformadoras. Segundo ela, a terceira edição do Prêmio Bahia Sustentável já está em preparação. “O lançamento do edital da 3ª edição do Prêmio Bahia Sustentável está previsto para janeiro de 2026”, afirmou.
Maiana também destacou avanços conquistados por vencedores de edições anteriores. Entre eles, a parceria firmada pela Associação Humana Povo para Povo Brasil, vencedora em 2023, com o SENAI CETIQT, do Rio de Janeiro. “A articulação viabilizou o desenvolvimento de protótipos de blocos sustentáveis para a construção civil, produzidos a partir de resíduos têxteis oriundos do processo de triagem e reutilização promovido pelo projeto Repense Reuse – pela Sustentabilidade e Desenvolvimento Social”, explicou.
Outra iniciativa destacada foi o fortalecimento do Projeto Resiliências Climáticas, desenvolvido pelo COSPE em parceria com o Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBA). Durante visita à Embrapa Amazônia, a equipe foi convidada a apresentar metodologias de mobilização de jovens e mulheres de comunidades tradicionais, resultado direto da visibilidade proporcionada pelo prêmio. Alesandra Varjão, assistente social e presidente da Associação Socioambiental Oriental Eitos (SAT), destacou a importância da experiência proporcionada pelo prêmio.
“Estamos vivendo uma experiência incrível com a equipe da Sema. Viemos em Timbó realizar a visita técnica que recebemos como prêmio pelo primeiro lugar na categoria Tecnologia Social Sustentável, e tem sido um aprendizado imenso conhecer de perto este parque que trabalha sustentabilidade com tanta dignidade. Também tivemos acesso à trilha sustentável e a outras ações turísticas desenvolvidas aqui. Recomendamos que outros projetos se inscrevam para viver essa oportunidade tão especial”, afirmou ela, que é assistente social e presidente da Associação Socioambiental Oriental Eitos (SAT).
#PrêmioBahia Sustentável: Valorizando iniciativas que transformam
Financiado pelo Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA) e promovido pela Sema, o Prêmio Bahia Sustentável reconhece e estimula projetos que contribuem para a sustentabilidade, a inovação social e a melhoria da qualidade de vida nos territórios. A previsão, segundo Maiana, é de que a próxima cerimônia de premiação ocorra durante a Semana do Meio Ambiente, em junho de 2026, alinhada ao lançamento do próximo edital.
Fonte: Ascom/Sema




















Comentários