Legislativo recebe feira com bioprodutos e itens agroecológicos



Agricultores e produtores familiares de diversas cidades baianas expõem suas produções nesta semana na feira da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Quem transita pelo corredor de acesso ao refeitório da ALBA tem a oportunidade de encontrar uma variedade de itens agroecológicos e bioprodutos. A ação, que começou nessa segunda-feira (1º) e segue até quinta-feira (4), reúne 28 produtores familiares, distribuídos em 12 barracas. A feira conta com o apoio do deputado Marcelino Galo (PT).

Uma das expositoras é a biotecnologista Dayana Ferraz. Ela enfatiza a importância da participação na ação, especialmente para o incentivo ao empreendedor. “Este serviço de feira fortalece muito o empreendedorismo, sobretudo o feminino, pois permite que cada território da Bahia possa expor seus produtos variados, impulsionando a agricultura familiar, os grandes e pequenos produtores que trabalham sem agrotóxicos em suas produções, valorizando a natureza”, relatou Dayana.

A biotecnologista também destacou o benefício para os servidores da Casa do Povo. “Eles nem sempre têm tempo de frequentar outras feiras na cidade, nos finais de semana. Assim, os agricultores do interior da Bahia trazem até aqui uma variedade de produtos que os servidores podem utilizar para o bem-estar, não só próprio, mas também do meio ambiente”, concluiu.

A feira com produtos agroecológicos conta com expositores de diferentes regiões e municípios da Bahia. Dentre eles, a Cooperativa Agroecológica Coqueiros de Monte Gordo (Copermonte), que reúne mais de 50 agricultores no Território de Identidade Metropolitano de Salvador. Na feira, eles têm a oportunidade de expor suas produções, como frutas, legumes e hortaliças, todos produtos livres de agrotóxicos.

O evento contempla diversas cooperativas e associações de produtores. Os representantes vêm de municípios como Lauro de Freitas, Monte Gordo, Jequié, Santa Luz, Abaíra, São Francisco do Conde, entre outros. A meliponicultora Helen Caughley, da Cooperativa dos Criadores das Abelhas do Brasil (Coopcab), trouxe para exposição diversos produtos e subprodutos derivados do mel, que ela, juntamente com uma equipe multidisciplinar da instituição, não só produz, como também ensina outras mulheres vindas de bairros das periferias de Salvador a utilizar o mel para a produção de itens, a fim de tirarem dessa cultura o próprio sustento.

“É muito importante e somos gratos ao deputado Marcelino Galo por abrir este espaço novamente, pois nos oferece a chance de encontrar um público bem diferente do nosso habitual. Aqui há pessoas de todas as áreas e de todos os locais da cidade e do estado. Isso é vital para que nossos produtos sejam conhecidos, divulgados e apreciados”, ressaltou a expositora.

Sob essa ótica, ela também enfatizou o aspecto de colaboração. “Estamos cheios de gratidão por essa oportunidade de também encontrar outros agricultores familiares. Este é um espaço que apoia a agricultura familiar e nos ampara na luta contra os agrotóxicos. Como cooperativa de criadores de abelhas, nossa maior causa é justamente contra esses produtos que estão matando nossas abelhas e contra o desmatamento. É uma oportunidade de também convidar os servidores da ALBA para essa corrente do bem em prol dessa causa”, reiterou.



Fonte