Divulgados os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil 2025


Divulgados os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil 2025
Divulgados os finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil 2025

Foto: Carol Garrido

O Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) de 2025 já tem seus finalistas. Após uma série de etapas territoriais, uma comissão de jurados técnicos se reuniu, na segunda-feira (01), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para selecionar as composições  que participarão da final no Encontro Estudantil da Bahia, entre 9 e 11 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A comissão, composta pelos professores de música Emilie Lapa, Ivan Bastos, Alexandre Vieira e Eric Barreto e pela atriz, compositora e educadora Natalyne Santos, avaliou 27 canções, uma de cada Núcleo Territorial de Educação (NTE), e, utilizando critérios como letra, melodia e relação da música com a história, cultura e realidade dos territórios por elas representados, definiu as 13 finalistas.

Neste ano de 2025, o festival teve 1.249 canções inscritas. Desse total, foram pré-selecionadas 27 músicas, uma por NTE, que foram submetidas ao grupo de jurados para definição das finalistas. As canções selecionadas serão apresentadas durante o Encontro Estudantil 2025 e três serão premiadas.

“O FACE 2025 está vindo com grandes produções. Acompanhamos a seleção das canções com os jurados técnicos e ficamos muito impressionados com a qualidade com que os territórios vêm produzindo suas canções. A cada ano eles estão melhorando, e 2025 não foi diferente”, destacou a coordenadora de Arte e Cultura da rede estadual de educação, Djenani Santos. “Temos representatividades muito bacanas que irão para o encontro estudantil e que vão fazer o público vibrar, porque  tem muita coisa boa, estudantes com performances incríveis. Será o melhor festival dos últimos tempos”, completou.

“Este festival é muito importante, porque ele aponta oportunidades, abre portas para estes jovens de escolas públicas e potencializa um lugar de visibilidade para estes estudantes, que são muito talentosos e imersos em um contexto criativo. Acredito que o FACE possibilita o despertar, o mostrar, o revelar destes meninos e meninas. Podem esperar as melhores composições. As músicas estão muito potentes em vários sentidos, criativas, com riqueza melódica, engajamento, letramento racial, trazendo muitas potencialidades. Fiquei muito feliz com o que eu vi”, contou a compositora, Natalyne Santos.

“É uma proposta muito importante no que diz respeito ao incentivo à produção cultural no setor da música. Penso que este tipo de iniciativa proporciona um ambiente muito saudável e importante para estimular estes jovens a desenvolverem este lado artístico através da poesia, do desenvolvimento técnico dentro da música e explorando temáticas muito potentes. A edição de 2025 está muito rica. A qualidade das canções, das poesias, as produções, a forma como foram gravadas, muita criatividade, inventividade, enfim, tudo muito bem feito”, afirmou o professor de música, Alexandre Vieira.

O Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é uma iniciativa pedagógica para implementação de políticas culturais com a juventude estudantil no campo da arte musical desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) desde 2007, promovendo o desenvolvimento do ensino da música e o estímulo à criação musical nos contextos escolares da rede estadual.

Por meio deste projeto, os estudantes têm a oportunidade de revelar o talento para a música, criando composições que rompem os muros das escolas e podem ser divulgados para todo o estado. O objetivo é valorizar a cultura, desenvolver a autoestima e mostrar o potencial dos estudantes.

Conheças as finalistas:

Monstros à solta

Colégio: Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima

Estudante: Emanully Victória da Silva

77,15,32

Colégio: Colégio Estadual Doutor Eliel da Silva Martins

Estudante: João Pedro Sales

Terra do esquecidos

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Castro Alves

Estudante: Angelo Gabriel da Silva

Do Sertão Maria Bonita e Flor de Mandacaru

Colégio: Colégio Estadual São Sebastião

Estudante: Leticia Santos de Jesus e Sthafany Trindade Ribeiro

Preservar é preciso

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Felipe Cassiano

Estudante: Lucas Santiago Silva e Elionae de Jesus Resutti

Pra domingo eu te encontrar

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Santa Cruz

Estudante: Maria Clara Costa Pereira

Dois de Julho em chamas

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Alfredo Dutra

Estudante: Caio Santana dos Santos

Porto Seguro

Colégio: Colégio Estadual Antônio Rodrigues Viana

Estudante: Maria Isabele Correia de Oliveira

Coração das margens

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turibio Vilanova

Estudante: Júlia Maria Vieira Nogueira e Jade Nogueira

Efêmero dia

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Roberto Santos

Estudante: Aykon Damasceno Santana e Victor Gabriel Nunes de Oliveira

De Angola pro Brasil

Colégio: Colégio Estadual do Campo de Mutãs

Estudante: Edivaldo do Nascimento Carvalho

Eu sou

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus

Estudante: Kaio Oliveira de Jesus

Meu Brasil, meu Sertão

Colégio: Colégio Estadual de Tempo Integral Nelson Maia

Estudante: Maria Mirian Eduarda Silva Damasceno

Foto: Carol Garrido/IAT/Divulgação