
O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de congratulação pelos 92 anos do município de Ipiaú. Localizado a cerca de 350 quilômetros da capital baiana, a cidade foi habitada inicialmente pelos povos indígenas da tribo tapuia, tendo sido visitada por diversos grupos de aventureiros e foragidos. Em 1930, a localidade passou a se tornar uma subprefeitura, sob o nome de Rio Novo e no ano seguinte se desanexou do município de Camamu sendo anexada a cidade de Jequié. Nascendo daí o nome de “Ipiaú”, expressão de origem tupi que significa “rio novo”.
O parlamentar explicou que a economia da região é baseada na produção de cacau, com a indústria se destacando fábricas de polpas de frutas e, desde 2008, para a instalação de um grupo de mineração, passando a analisar o níquel da área, possuindo ainda destaque para a pecuária extensiva.
“A apresentação desta moção também representa o reconhecimento à força do seu povo: trabalhadores incansáveis que, diariamente, impulsionam a economia local, preservam a identidade do município e contribuem para o engrandecimento de Ipiaú”, salientou.




















Comentários