Bahia destaca avanço em sistema de avaliação de políticas públicas durante fórum em Brasília


Bahia destaca avanço em sistema de avaliação de políticas públicas durante fórum em Brasília
Bahia destaca avanço em sistema de avaliação de políticas públicas durante fórum em Brasília

Foto: André Corrêa / Ascom MPO

A Bahia apresentou os avanços do sistema de avaliação de políticas públicas durante o 2º Fórum Nacional de Avaliação, realizado nesta terça e quarta-feira (25 e 26), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O estado compartilhou sua experiência na institucionalização do Monitoramento e Avaliação (M&A) no ciclo do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, destacando ações que fortalecem a gestão baseada em evidências e ampliam a qualidade das entregas à população.

A abordagem baiana vem ganhando destaque nacional por integrar qualificação contínua dos servidores, fortalecimento da governança e estímulo a uma cultura interna de aprendizagem aplicada às políticas públicas. O modelo inclui formação técnica para servidores envolvidos na formulação e gestão de programas, criação de uma rede interna de avaliações e um sistema de governança dinâmico, que se expande conforme o avanço das práticas avaliativas no estado.

“Estamos fortalecendo um modelo que qualifica servidores, amplia a governança e cria uma cultura de aprendizagem contínua, tornando o Estado mais preparado para avaliar e aprimorar suas políticas públicas”, afirmou o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), Milton Coelho, que participou da mesa sobre Sistemas de Avaliação na Perspectiva Federativa.

Durante o Fórum, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) com o tema “Construindo um Sistema de Avaliação de Políticas Públicas”, as discussões reforçaram a importância da articulação entre governo federal, estados e municípios para consolidar uma cultura avaliativa no país. Representantes da Enap, Ipea, Casa Civil, Câmara dos Deputados e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacaram que avaliações robustas são fundamentais para aprimorar políticas e garantir respostas mais rápidas e efetivas às demandas da sociedade.

A programação foi encerrada com discussões sobre cooperação federativa, destacando a necessidade de coordenação entre União, estados e municípios para consolidar um sistema nacional de monitoramento e avaliação. A Bahia foi apontada como um dos estados que têm contribuído de forma ativa para essa agenda, reforçando seu compromisso com uma gestão pública moderna, integrada e orientada por resultados.

Fonte: Ascom/Seplan com informnações da Ascom/MPO