Famtour em Paulo Afonso revela atrativos, além das belezas do Rio São Francisco


Famtour em Paulo Afonso revela atrativos, além das belezas do Rio São Francisco
Famtour em Paulo Afonso revela atrativos, além das belezas do Rio São Francisco

Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA

Conhecido por abrigar o terceiro maior complexo hidrelétrico do Brasil, o município de Paulo Afonso, na zona turística Lagos e Cânions do São Francisco, oferece atrativos que vão além das belezas do rio. Foi o que revelou a viagem de familiarização (famtour) ao destino, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), levando a bordo 25 operadores e agentes de viagens de Salvador. A iniciativa integra as ações do programa de interiorização de roteiros, com a oferta de novos produtos e experiências.
O grupo saiu da capital de ônibus para uma viagem de oito horas, seguindo pelas BRs 324, 116 e 110, até Paulo Afonso. Na chegada, receptivo com forró e dançarinos fantasiados de cangaçeiros, em referência a uma atração cultural do município: o Museu Casa de Maria Bonita, a rainha do cangaço, um dos locais visitados pelos profissionais do turismo.
A residência onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, que se tornaria companheira do famoso cangaceiro Lampião, fica no distrito de Malhada da Caiçara, a 38 quilômetros do centro da cidade. A casa de barro foi mantida nas suas características originais e guarda a história da mulher que desafiou o seu tempo, com documentos e fotos, em uma ambientação cinematográfica.
“O nosso objetivo é incentivar a comercialização de passeios que ofereçam novas experiências aos turistas. A história do cangaço está na prateleira dos atrativos de Paulo Afonso, que precisam ser mais conhecidos”, explicou a coordenadora técnica da Setur-BA, Luciana Lavigne. 
O roteiro incluiu, também, visitas à Igreja de São Francisco de Assis e ao Parque Balneário, com suas trilhas ecológicas e o emblemático monumento “O Touro e a Sucuri”, escultura em homenagem à construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, por onde o grupo fez um tour. Os profissionais ainda embarcaram para um passeio de catamarã pelos cânions do Rio São Francisco e conheceram o Centro de Artesanato, com paradas para apreciar a gastronomia regional.
A agente da Top Glamour Viagens, Esmeralda Colmenarez, que é venezuelana e trabalha em Salvador, aprovou a experiência. “Escolhi trabalhar na Bahia justamente pelo potencial turístico que o estado oferece. Paulo Afonso é um destino que me surpreendeu. A cidade tem uma variedade de atividades ao ar livre, trilhas, história e uma noite bastante movimentada”, relatou.
“Agora, só nos resta explorar o destino da melhor forma possível. Irei fazer a divulgação do produto para as nossas associadas, para que elas possam conhecer mais sobre o lugar, compartilhando a vivência, fotos, contatos e depoimentos”, completou o agente Marcos Alves, da MKS Turismo.
Antes da viagem de familiarização, a Setur-BA esteve em Paulo Afonso para realizar um diagnóstico das potencialidades, levantamento da infraestrutura e cursos de capacitação turística, que atestaram a inclusão do município no programa de interiorização de roteiros.
“É fundamental o apoio do Estado, com ações que qualificam as atividades turísticas. São iniciativas que agregam bastante na vinda de visitantes do Brasil inteiro para o nosso lindo município”, pontuou o secretário de Turismo de Paulo Afonso, Emerson Leandro.

Fonte: Ascom/Setur-BA