
A campanha “Cadê Minha Boneca Preta” encerra sua 3ª edição nesta sexta-feira (28), na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica com programação cultural e entrega das bonecas para crianças em vulnerabilidade social. O evento celebra a trajetória de um projeto que visa proporcionar momentos de alegria através do brincar, levando identidade, autoestima e representatividade para as crianças.
A ação é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). Idealizada em agosto de 2023 pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica, a campanha agora integra o Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia, garantindo ampliação e fortalecimento como política pública do estado. Na primeira edição, foram arrecadadas 372 bonecas, enquanto na segunda 700.
Para a idealizadora do projeto, Soraia Alves, ver a campanha crescer é um sentimento indescritível: “é como assistir um sonho ganhar corpo, voz e território. Cada unidade da Fundação, que abraça essa campanha, amplia a mensagem de representatividade, afeto e identidade para crianças de todo o estado. Como idealizadora, é uma honra e uma alegria saber que um projeto que nasceu de uma história tão íntima e sensível hoje se tornou uma ação coletiva de transformação.”
A programação tem início às 9h45 com a recepção de personagens artísticos como a princesa Tiana e heroína Maria Felipa, além de falas institucionais e manifesto das crianças da comunidade de Itaparica.
Logo depois, os alunos das escolas municipais da região apresentam intervenções artísticas manifestando a história, cultura e resistência do povo itaparicano, como também a apresentação do Coral da Escola Municipal Maria Felipa. A manhã termina com uma apresentação musical da artista e psicóloga, Salomé Kempf.
Pela tarde, os personagens artísticos voltam para recepcionar, às 13h45. Então, às 14h, os alunos do colégio municipal Telma Régis de Andrade – Vera Cruz sobe ao palco com desfile de moda com peças confeccionadas a partir de materiais recicláveis.
Em seguida, o desfile de moda infantil “Identidade e Representatividade da Negrif” oferece estilos infantis por meio da diversidade, identidade e autenticidade para crianças afrobaianas. O dia finaliza, às 15h, com a apresentação do samba de roda do Matarandiba Mirim, “Os filhos de Maria” de Vera Cruz.
A 3ª edição da “Campanha Cadê Minha Boneca Preta? – Minha Boneca, Minha História” reafirma o compromisso das bibliotecas públicas da Bahia em estimular a reflexão crítica, o fortalecimento da identidade negra e a construção de um futuro mais diverso e igual.
Serviço
O quê: Cerimônia de entrega da 3ª edição da Campanha Cadê Minha Boneca Preta?
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica (Rua Rui Barbosa, s/n – Centro de Itaparica)
Quando: 28 de novembro (sexta-feira), 9h45 às 15h
Aberto ao Público
Fonte: Ascom/FPC




















Comentários