SEMANA DA ALBA



Três sessões especiais de concessão de honrarias, no plenário, marcam a semana que vai de 23 a 29 na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A primeira delas, marcada para a segunda-feira (24), às 10h, será em homenagem aos 65 anos da Record Bahia e também de outorga da Comenda 2 de Julho à jornalista Jessica Smetak, tendo como proponente o deputado Jurailton Santos (Republicanos).

Na quinta-feira (27), às 10h, será a vez de Carlos Emanuel Melo, superintendente do Hospital Martagão Gesteira, receber a Comenda 2 de Julho, em sessão proposta pelo deputado Penalva (PDT). E no mesmo dia, pela tarde, às 15h, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Gomes Monteiro, receberá o Título de Cidadão Baiano, conforme proposição da deputada Fabíola Mansur (PSB).

Destaque ainda para as audiências públicas na segunda-feira, dia 24. Por iniciativa do deputado Robinson Almeida (PT), a Comissão de Educação promove debate sobre a implantação de uma universidade federal, em Feira de Santana. O evento ocorrerá no Teatro do Centro de Convenções da cidade, a partir das 9h. Outra audiência que ocorre é o debate dos  20 Anos da Política Nacional Saúde Integral das Pessoas com Doença Falciforme – Avanços e Desafios, aprovada conjuntamente nas comissões de Saúde e Saneamento e de Educação Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Tendo como proponente a deputada Fabíola Mansur, a audiência acontece na quinta-feira (27), às 9h, nas salas das comissões Luís Cabral e Herculano Menezes.

Dentro do cronograma semanal das comissões temáticas da ALBA, audiência pública conjunta com da comissão de Infraestrutura e a comissão de Agricultura e Política Rural para tratar das ações de combate à seca na Bahia, em reunião ordinária da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), realizada às terças-feiras, às 10 horas, traz em sua pauta a apreciação de projetos de lei que tramitam na Casa, como o PL 26.010/2025, de autoria do deputado Robinson Almeida (PT), presidente do colegiado, que institui o Dia Estadual da Diretora e do Diretor de Escola.

A programação semanal da ALBA contempla ainda a cerimônia de posse solene dos membros do Conselho da Comunidade das Varas de Execuções Penais da Comarca de Salvador no triênio 2025-2028, que acontece na segunda-feira (24), das 9h30 às 12h, no auditório Jornalista Jorge Calmon, por solicitação da deputada Soane Galvão (PSB).

No quinta-feira (27), por solicitação do deputado Hilton Coelho (Psol), acontece, das 9h às 17h30, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, o Seminário do Conselho de Ética do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Também na quinta-feira, às 9h30, a Procuradoria Especial da Mulher da ALBA realiza uma oficina para promover a conexão e vinculação de mulheres assistidas pela instituição, formando uma rede de apoio. O evento acontece na sala de reunião da procuradoria, que fica no 2º andar do Palácio Luís Eduardo Magalhães.

A ALBA recebe ainda, na semana, dois eventos promovidos pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Na quarta-feira (26), das 9h às 17h, acontece no Auditório Jornalista Jorge Calmon o I Simpósio Internacional de Segurança Pública & Relações Raciais. E sexta-feira, no Plenarinho, das 8h às 12h, a Assistência Militar da Presidência da ALBA realizará a Reunião de Alinhamento da 82ª Companhia Independente da PM-BA (CIPM), unidade responsável pela na área do Centro Administrativo da Bahia.

Já na sexta-feira, a vice-presidente da ALBA, deputada Fátima Nunes, realiza um ato em alusão ao Novembro Negro, no  Auditório Jornalista Jorge Calmon das 9h às 13h.

Por fim, o programa A Escola e o Legislativo, da Escola do Legislativo da ALBA, contará com visitas de três instituições de ensino. Na terça (25), serão recebidos pela tarde, na Casa do Povo, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira. Na quinta-feira (27), pela manhã, será a vez de jovens da Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago conhecerem a ALBA. E no mesmo dia, pela tarde, alunos da Universidade Federal da Bahia visitam a Casa.




Fonte