Programação musical na Hemoba celebra Semana do Doador de Sangue


Programação musical na Hemoba celebra Semana do Doador de Sangue
Programação musical na Hemoba celebra Semana do Doador de Sangue

Foto: Camila Souza/GOVBA

Com o tema “Doe sangue, entre no ritmo da vida”, a Semana Nacional do Doador de Sangue na Hemoba, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, contará com a participação de diversos músicos e a presença especial do cantor Tony Salles, padrinho oficial da campanha. A ação ocorre simultaneamente em todos os hemocentros do país e tem como objetivo homenagear os doadores voluntários e conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques e atender à demanda das unidades hospitalares.

Durante a Semana do Doador, na sede da Hemoba, em Salvador, haverá uma programação especial com apresentações musicais. No dia 24 de novembro, Tiri e Uel se apresentam às 10h. Já em 26 de novembro, quem anima o público é Morango, às 10h30. No dia 27, a música fica por conta de Pedro Manuel, às 9h, e em 28 de novembro, Júnior Machado se apresenta às 10h30. Na terça-feira, 25 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, o cantor Tony Salles fará uma visita ao Hemocentro, entre 11h e 12h, para prestigiar os voluntários da doação de sangue.

Em 2024, a Hemoba registrou 190.235 candidatos à doação, resultando em 143.812 bolsas coletadas na capital e no interior do estado. Neste ano, entre janeiro e outubro, já foram contabilizados 170.121 candidatos, com 131.242 bolsas coletadas. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente — índice abaixo da média ideal de 2% recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e distante dos 3% a 5% registrados em alguns países europeus.
Onde doar – Em Salvador, na Semana do Doador, a unidade de coleta móvel (hemóvel) estará no SENAC Aquidabã, no dia 26/11, e na Parvi/Bremen (Barros Reis), em 27 e 28/11. O Posto Temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Já as unidades fixas atendem com o seguinte horário: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior, consulte o site da Hemoba: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para doar, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba