
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DIEAS), participou nesta segunda-feira (17) da cerimônia de abertura da Formação em Educação Científica e Sustentabilidade do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado (SEC). A iniciativa reúne professores da rede estadual selecionados para um percurso formativo voltado ao fortalecimento da educação científica, da abordagem ambiental e da promoção da sustentabilidade nas escolas da Bahia.
Convidada para participar da mesa institucional de abertura representando a diretora Mariana Mascarenhas, Stéfane Mendes destacou a relevância da iniciativa do IAT e da SEC em promover uma formação que coloca a ciência e a sustentabilidade no centro do debate educacional. Ela lembrou que o tema ganha ainda mais importância em um momento em que o mundo volta suas atenções para a COP 30, com discussões intensas sobre o futuro climático e as transformações necessárias para a construção de uma sociedade mais sustentável.
“Estamos em plena COP 30, com discussões acaloradas acerca do nosso futuro e das transformações necessárias, e a realização de uma formação como essa representa o fortalecimento dessas temáticas ao colocar o debate ambiental e da educação científica no centro das discussões. Como professora da rede pública do Estado da Bahia, agora alocada na Sema, ver iniciativas como essa traz felicidade e mostra o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental”, afirmou Stéfane, que atualmente é assessora técnica na DIEAS.
Um outro exemplo dado pela educadora ambiental foi o Programa Agente Jovem Ambiental – AJA, que oferece uma formação contínua aos jovens, abordando temas essenciais para o desenvolvimento sustentável, como mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, restauração ambiental e agroecologia.
“O programa dialoga com a educação científica e a sustentabilidade, sendo uma iniciativa em colaboração com a SEC e com o IAT e que fortalecerá ainda mais as políticas públicas de educação ambiental”, explica Stéfane, que coordena a implementação do Programa Agente Jovem Ambiental na Sema.
A mesa de abertura contou com representantes de diferentes instituições do Governo do Estado que atuam diretamente na promoção da ciência, da inovação e da educação. Estiveram presentes a diretora do Instituto Anísio Teixeira, Vânia Almeida, a secretária da SEC, Rowenna Brito, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Marcius Gomes, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Henderson Leite.
A cerimônia marcou o início da jornada formativa que será realizada com educadores de diversas regiões da Bahia, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da ciência, da educação e da sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento.
Fonte: Ascom/Sema




















Comentários