Governo do Estado promove formação sobre segurança e saúde no trabalho com o sisal


Governo do Estado promove formação sobre segurança e saúde no trabalho com o sisal
Governo do Estado promove formação sobre segurança e saúde no trabalho com o sisal

Foto: Rodrigo Pimentel/SDR

O município de Valente, Território do Sisal, foi palco de uma iniciativa voltada à promoção da segurança e saúde no trabalho para os profissionais que atuam no arranjo produtivo do sisal. A palestra “Importância de medidas de proteção individual para a Saúde e a Segurança do(a) Trabalhador(a) rural no Arranjo Produtivo do Sisal” é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb).

A atividade é composta por duas etapas. A primeira, presencial, abordou questões de legislação, por meio das Normas Regulamentadoras (NRs), e apresentou o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), informações sobre trabalho decente e combate à escravidão contemporânea, bem como canais de denúncia. Já a segunda etapa, virtual, será realizada em 25 de novembro de 2025, com aprofundamento técnico, orientações práticas e apostilas de apoio.

A capacitação reuniu técnicos e técnicas dos municípios de Várzea Nova e Jacobina, no Território Piemonte da Diamantina, e de Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, São Domingos e Santaluz, no Território do Sisal. Esses profissionais atuarão como multiplicadores, repassando os conhecimentos adquiridos aos trabalhadores e trabalhadoras rurais das suas regiões.

Os participantes receberão certificação colaborativa emitida pela SDR e Setre. Integrada à ação, também serão entregues 4 mil kits, somando 24 mil EPIs, contendo óculos, touca árabe, luvas, botas, perneiras e máscaras.

“É uma parceria que visa levar segurança aos trabalhadores do sisal, aqueles que estão no campo e muitas vezes não usam a prevenção necessária no dia a dia. O Governo do Estado está oferecendo equipamentos e capacitação para que técnicos possam treinar outros profissionais e evitar riscos no trabalho”, destacou o presidente da APAEB Valente, Ismael Ferreira.

O Assessor Técnico do gabinete da SDR, Leônidas Tavares, reforçou o caráter multiplicador da capacitação. “Estamos realizando um evento que forma profissionais para serem agentes multiplicadores na entrega e uso dos EPIs. Nosso objetivo é garantir que eles sejam bem utilizados e contribuam para fortalecer a atuação no arranjo produtivo do sisal.”
Segundo o agricultor Gregório Urbano, do Assentamento Nova Palmares, em Conceição do Coité, a iniciativa chegou na hora certa. “Trabalho com sisal há 50 anos. Essa ação veio em boa hora, porque vai ajudar a tirar o risco no trabalho. A gente precisa orientar quem trabalha com a gente a usar o kit de proteção. Viva a agricultura familiar!”, afirmou.

A Oficina do Sisal reforça o compromisso do Governo do Estado em promover trabalho digno e seguro no campo, fortalecendo o sistema produtivo do sisal e valorizando a agricultura familiar na Bahia.

Fonte: Ascom/SDR
Foto: Rodrigo Pimentel/SDR