Parlamentares e jornalistas elegem os destaques de 2025



Pelo voto secreto, parlamentares e os jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa Edson Alves, órgão presidido por Osvaldo Lyra, elegem nesta terça-feira (11) os profissionais que melhor cobriram as atividades da Assembleia no ano. Os escolhidos receberão troféus durante a confraternização do final do ano legislativo. Os deputados estaduais votarão durante todo o transcurso da sessão plenária em urna disponibilizada pela Secretaria-Geral da Mesa através de cédulas (papel). A lista com os nomes dos profissionais de comunicação credenciados pelos diferentes meios estará disponível para consulta junto ao local de votação. Antes do encerramento dos trabalhos, a presidente Ivana Bastos nomeará uma comissão escrutinadora que fará a contagem, sendo o resultado proclamado em seguida.

VOTAÇÕES

Os deputados estaduais votarão em quatro jornalistas setoristas, credenciados junto ao Comitê de Imprensa – de acordo com meio em que atuam. Os profissionais que trabalham em blogs ou sites (mídia eletrônica) concorrerão ao prêmio “Armando Lobracci Neto”, atualmente onde está o maior número de repórteres. O pessoal lotado em jornais (mídia imprensa) disputarão o prêmio “Quintino de Carvalho”, enquanto os profissionais de emissoras de televisão pleitearão o “Raimundo Varela” – criado no último ano em homenagem ao apresentador então recém-falecido. Finalmente, os radialistas concorrerão ao prêmio “Wilson Menezes”.

Emprestam seus nomes a esses troféus eminentes profissionais vinculados à cobertura dos trabalhos realizados no Parlamento a cada exercício, todos homenageados “post mortem”. Esse ano, a diretoria do Comitê Edson Alves de Imprensa fez alguns ajustes no processo de credenciamento, observados quando da elaboração da relação de jornalistas credenciados – respeitando os órgãos em que militam. Tais procedimentos ocasionarão pequenas mudanças no rol de profissionais a serem votados, bem como impõe limites à relação de votantes, para a escolha dos deputados com maior destaque no ano. A ocorrência de empates nessa disputa não é incomum, sendo praxe a entrega dos Troféus Imprensa a todos os envolvidos em eventuais empates.

Os ex-presidentes do Comitê, eleitores natos, não poderão votar na escolha dos parlamentares caso integrem a atual diretoria do colegiado. Não concorrerão aos prêmios dos profissionais de imprensa os dirigentes do Comitê (esse impedimento já existia e foi mantido). Profissionais que trabalham em mais de um veículo de uma mesma plataforma (como sites) só poderão votar e ser votados por um órgão. Profissionais multiplataforma (jornalistas que trabalhem em sites, tvs ou outros órgãos de forma concomitante) poderão ser votados em mais de um veículo – e igualmente votar representando cada veículo de meio diferente.

Por outro lado, os profissionais de imprensa elegerão quatro deputados como os destaques de 2025. O processo de votação começa por volta das 9h30, na sala do Comitê, também em cédulas, com espaço em branco para os nomes dos escolhidos. O processo prossegue de forma ininterrupta até as 17h – quando haverá a escrutinação e proclamação dos resultados. Os Troféus Imprensa serão entregues aos deputados destaques em 2025 no mesmo ato em que serão premiados os jornalistas agraciados com seus troféus – tradicionalmente em meados de dezembro.



Fonte