
A Bahia vive um momento de mobilização e esperança com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, que reunirá mais de 400 mil candidatos no estado, nos próximos domingos (9 e 16). O exame é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil e representa, para milhares de jovens, a chance de transformar seu futuro. A Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de aprovações no último SISU (Sistema de Seleção Unificada), com mais de 21,9 mil estudantes aprovados nas universidades com notas do ENEM, conforme dados do Ministério da Educação (MEC) referentes ao final de 2024 e início de 2025. Este resultado, de acordo com a Secretaria da Educação do Estado, é fruto de políticas públicas voltadas para a aprendizagem, investimentos em infraestrutura escolar, valorização dos professores e incentivo ao protagonismo estudantil, aliados ao empenho de alunos, famílias e da comunidade escolar.
Neste ano, após pedido da SEC ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de municípios baianos que aplicam o ENEM cresceu de 162 para 175 este ano. Foram incluídas as cidades de Andaraí, Andorinha, Belmonte, Buritirama, Cairu, Itacaré, Itiúba, Itororó, Nova Soure, Piatã, Piritiba, Sátiro Dias e Tanhaçu. O objetivo da Secretaria da Educação foi o de facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova, especialmente em regiões mais distantes, ampliando as oportunidades de ingresso no Ensino Superior.
O Governo do Estado também assegurou transporte gratuito aos participantes em Salvador e Lauro de Freitas. O metrô funcionará sem cobrança de tarifa para quem apresentar o cartão de inscrição e um documento com foto. No interior, o deslocamento dos alunos da rede estadual será garantido por meio de parcerias entre a SEC e as prefeituras.
Educação que transforma
Dos 428 mil inscritos na Bahia, 104 mil são concluintes do Ensino Médio nas redes públicas federal, estadual e municipal. Para muitos desses estudantes, o ENEM é mais que uma avaliação: é a porta de entrada para novos caminhos, sonhos e conquistas. O resultado final será divulgado pelo INEP em janeiro de 2026 e a expectativa é de que o esforço dos estudantes baianos se traduza em histórias de superação e sucesso impulsionadas pela força transformadora da educação.
Por isso, diretores, professores e funcionários das escolas estaduais também estarão mobilizados para receber os estudantes na porta das unidades, em uma demonstração de acolhimento e incentivo. Para além desta iniciativa, a SEC desenvolve, ao longo do ano, uma série de ações de apoio e preparação, como simulados, aulões e o Concurso Redação Nota 1000, que estimula a escrita e premia os melhores textos com notebooks. Na reta final, aconteceu o Aulão Prepara ENEM, realizado nessa quinta-feira (6), na Arena da Tarde, em Salvador, e transmitido ao vivo pelo YouTube. O evento contou com professores renomados nas áreas de Química, Redação, Matemática e Português. Os estudantes também receberam dicas e conheceram técnicas de relaxamento e controle da ansiedade.
Horários
Nos dois domingos de exame (9 e 16), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. A primeira prova ocorrerá das 13h30 às 19h, e a segunda, até as 18h30. No primeiro dia, serão aplicadas questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação; no segundo, de Matemática e Ciências da Natureza. Os especialistas orientam que é essencial revisar os conteúdos com calma, descansar bem e chegar cedo ao local de prova. Documento de identidade com foto e caneta preta de tubo transparente são obrigatórios. O uso de eletrônicos é proibido. O ideal é optar por roupas leves, adequadas ao clima quente do Estado.
Fonte: Ascom/SEC




















Comentários