
As jogadoras baianas da Copa Rainha Marta Nordeste 2025 entram em campo na noite desta quinta-feira (6), às 20h, contra a equipe de Sergipe, em busca da classificação para as semifinais da competição. A partida decisiva do grupo B fecha a programação da fase de grupos do torneio no Estádio Rei Pelé, em Maceió, capital alagoana.
A Seleção Baiana de Futebol Feminino, formada por atletas amadoras e de base das principais equipes do Estado, estreou com um empate de 0X0 contra a equipe do Maranhão pela primeira rodada na tarde da terça-feira (4). A partida foi marcada por um jogo bem disputado no meio e muitas chances de gol, principalmente para a Bahia. Já as maranhenses perderam o segundo jogo para Sergipe por 4×0 com a única goleira do plantel sendo expulsa no início do jogo; e foram eliminadas da competição.
Com os resultados do momento, o Sergipe joga pelo empate, enquanto a Bahia precisa vencer por qualquer placar para assumir a liderança e a classificação do grupo. Os primeiros colocados de cada grupo mais o melhor segundo colocado geral avançam as semifinais do torneio, que reúne times dos noves estados do Nordeste, marcadas para esta sexta-feira (7).
A treinadora da equipe, Rosane Oliveira, 51 anos, é ex-jogadora profissional, uma das pioneiras do futebol feminino no estado; e, atualmente, técnica, do time feminino do Remo AD, que faz parte do plantel há 28 anos, e do Atlético de Alagoinhas, que conquistou a classificação para o Brasileiro A3 e a Copa do Brasil, ambos na edição de 2026.. Ela exalta as possibilidades de classificação como melhores possíveis e destaca a vontade das jogadoras em ganhar e se classificar.
“Nós já vamos entrar em campo precisando do resultado, que dependemos só de nós mesmas. Temos certeza que a equipe está concentrada, focada e vai entregar o melhor em campo. Eu tenho uma equipe de faixa etária nova, mas que ao mesmo tempo é madura. Elas têm consciência da importância dessa competição. Vamos para cima e tentar sair com a vitória, com calma e pé no chão. A gente não pode ficar afoita. Precisamos administrar a bola e atacar no momento certo, o que faltou no primeiro jogo”, pontua Rosane.
Coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que apoia a disputa da Bahia no certame regional, e chefe da delegação da Bahia, Juliana Camões destaca a importância da participação dessas atletas em uma competição de relevância não só regional, mas também nacional, por atrair olhares de todo o país e homenagear a maior jogadora de futebol da história – a alagoana Marta.
“Nós, do Governo do Estado da Bahia, como incentivadores, fomentadores e, sobretudo, amantes do esporte, principalmente, o praticado pelas nossas atletas baianas, ficamos muito felizes em oportunizar esta visibilidade para o futebol feminino da Bahia e a sua força para todo o país. Muitas dessas atletas estão vivenciando uma disputa de alto nível técnico em outro local pela primeira vez. É uma grande oportunidade de mostrarem seu talento e seguir os passos de uma craque do futebol e da superação, que é nossa Rainha Marta”, comenta.
A zagueira Raquel Barros, 30, de Cansanção, interior da Bahia, comentou sobre o primeiro jogo e as expectativas para a classificação. “Saímos com um empate. Não foi um jogo da forma que gostaríamos que fosse, que dificultou nossa classificação. Mas, estamos confiantes em dar o nosso máximo e, com fé em Deus, vai ser um jogo e um resultado diferente. Creio que vamos sair classificadas”, comenta.
Ela também destaca a relevância da visibilidade e ficou surpresa e, ao mesmo tempo, muito animada, pois a sua entrevista pós-jogo foi compartilhada por Marta na rede social. “Eu saí nos stories dela. Eu fiquei muito feliz e surpresa, de verdade. Poxa, Marta é inspiração para qualquer jogadora e atleta. A Copa é em homenagem a ela. Estar representando a Bahia e ter essa divulgação é, com certeza, uma alegria enorme”, acrescenta Raquel.
Caso avencem como primeiro do grupo, a Seleção Baiana enfrenta o primeiro colocado do grupo A, que conta com Ceará, Paraíba e Piauí. Com a classificação como melhor segundo, enfrenta o primeiro colocado do grupo C, composto por Alagoas, anfitriãs da competição; Pernambuco; e Rio Grande do Norte. A partida será transmitida ao vivo pelo Youtube da competição.
Copa Rainha Marta – A competição reúne seleções femininas dos nove estados da região — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe — e segue até o próximo sábado (8). Mais do que um torneio esportivo, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento do futebol feminino amador e para a valorização das atletas nordestinas.
Idealizada em parceria entre o Ministério do Esporte, o Consórcio Nordeste e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), a Copa Rainha Marta Nordeste é a primeira competição regional voltada exclusivamente para seleções femininas amadoras. A proposta é abrir novas oportunidades para jogadoras e treinadoras e fortalecer a base do futebol feminino brasileiro.
Fonte: Ascom/Sudesb




















Comentários