Seleção Baiana de Futebol Feminino busca classificação para semifinais da Copa Rainha Marta, nesta quinta (6)


Seleção Baiana de Futebol Feminino busca classificação para semifinais da Copa Rainha Marta, nesta quinta (6)
Seleção Baiana de Futebol Feminino busca classificação para semifinais da Copa Rainha Marta, nesta quinta (6)

As jogadoras baianas da Copa Rainha Marta Nordeste 2025 entram em campo na noite desta quinta-feira (6), às 20h, contra a equipe de Sergipe, em busca da classificação para as semifinais da competição. A partida decisiva do grupo B fecha a programação da fase de grupos do torneio no Estádio Rei Pelé, em Maceió, capital alagoana.

A Seleção Baiana de Futebol Feminino, formada por atletas amadoras e de base das principais equipes do Estado, estreou com um empate de 0X0 contra a equipe do Maranhão pela primeira rodada na tarde da terça-feira (4). A partida foi marcada por um jogo bem disputado no meio e muitas chances de gol, principalmente para a Bahia. Já as maranhenses perderam o segundo jogo para Sergipe por 4×0 com a única goleira do plantel sendo expulsa no início do jogo; e foram eliminadas da competição.

Com os resultados do momento, o Sergipe joga pelo empate, enquanto a Bahia precisa vencer por qualquer placar para assumir a liderança e a classificação do grupo. Os primeiros colocados de cada grupo mais o melhor segundo colocado geral avançam as semifinais do torneio, que reúne times dos noves estados do Nordeste, marcadas para esta sexta-feira (7).

A treinadora da equipe, Rosane Oliveira, 51 anos, é ex-jogadora profissional, uma das pioneiras do futebol feminino no estado; e, atualmente, técnica, do time feminino do Remo AD, que faz parte do plantel há 28 anos, e do Atlético de Alagoinhas, que conquistou a classificação para o Brasileiro A3 e a Copa do Brasil, ambos na edição de 2026.. Ela exalta as possibilidades de classificação como melhores possíveis e destaca a vontade das jogadoras em ganhar e se classificar.

“Nós já vamos entrar em campo precisando do resultado, que dependemos só de nós mesmas. Temos certeza que a equipe está concentrada, focada e vai entregar o melhor em campo. Eu tenho uma equipe de faixa etária nova, mas que ao mesmo tempo é madura. Elas têm consciência da importância dessa competição. Vamos para cima e tentar sair com a vitória, com calma e pé no chão. A gente não pode ficar afoita. Precisamos administrar a bola e atacar no momento certo, o que faltou no primeiro jogo”, pontua Rosane.

Coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que apoia a disputa da Bahia no certame regional, e chefe da delegação da Bahia, Juliana Camões destaca a importância da participação dessas atletas em uma competição de relevância não só regional, mas também nacional, por atrair olhares de todo o país e homenagear a maior jogadora de futebol da história – a alagoana Marta.

“Nós, do Governo do Estado da Bahia, como incentivadores, fomentadores e, sobretudo, amantes do esporte, principalmente, o praticado pelas nossas atletas baianas, ficamos muito felizes em oportunizar esta visibilidade para o futebol feminino da Bahia e a sua força para todo o país. Muitas dessas atletas estão vivenciando uma disputa de alto nível técnico em outro local pela primeira vez. É uma grande oportunidade de mostrarem seu talento e seguir os passos de uma craque do futebol e da superação, que é nossa Rainha Marta”, comenta.

A zagueira Raquel Barros, 30, de Cansanção, interior da Bahia, comentou sobre o primeiro jogo e as expectativas para a classificação. “Saímos com um empate. Não foi um jogo da forma que gostaríamos que fosse, que dificultou nossa classificação. Mas, estamos confiantes em dar o nosso máximo e, com fé em Deus, vai ser um jogo e um resultado diferente. Creio que vamos sair classificadas”, comenta.

Ela também destaca a relevância da visibilidade e ficou surpresa e, ao mesmo tempo, muito animada, pois a sua entrevista pós-jogo foi compartilhada por Marta na rede social. “Eu saí nos stories dela. Eu fiquei muito feliz e surpresa, de verdade. Poxa, Marta é inspiração para qualquer jogadora e atleta. A Copa é em homenagem a ela. Estar representando a Bahia e ter essa divulgação é, com certeza, uma alegria enorme”, acrescenta Raquel.

Caso avencem como primeiro do grupo, a Seleção Baiana enfrenta o primeiro colocado do grupo A, que conta com Ceará, Paraíba e Piauí. Com a classificação como melhor segundo, enfrenta o primeiro colocado do grupo C, composto por Alagoas, anfitriãs da competição; Pernambuco; e Rio Grande do Norte. A partida será transmitida ao vivo pelo Youtube da competição.

Copa Rainha Marta – A competição reúne seleções femininas dos nove estados da região — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe — e segue até o próximo sábado (8). Mais do que um torneio esportivo, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento do futebol feminino amador e para a valorização das atletas nordestinas.

Idealizada em parceria entre o Ministério do Esporte, o Consórcio Nordeste e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj), a Copa Rainha Marta Nordeste é a primeira competição regional voltada exclusivamente para seleções femininas amadoras. A proposta é abrir novas oportunidades para jogadoras e treinadoras e fortalecer a base do futebol feminino brasileiro.

Fonte: Ascom/Sudesb