Fabíola Mansur representa o Legislativo em solenidade no Tribunal de Justiça



A deputada Fabíola Mansur (PSB) representou a presidente Ivana Bastos na celebração de nascimento de Ruy Barbosa realizada, na tarde desta quarta-feira (5), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que outorgou a Medalha de Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao jornalista, advogado, empresário, político e atual presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes. Também participou do ato o ex-presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD).

No ato, Fabíola Mansur ressaltou a importância dos serviços prestados por Joaci Góes nos mais diversos campos em que atua. “É uma honra muito grande estar aqui representando Ivana. E, como admiradora de toda a trajetória de Joaci, um advogado, jornalista, escritor, empresário e político, uma importante liderança sempre em defesa dos interesses da Bahia. É muito merecida essa homenagem que o Tribunal de Justiça faz a esse grande homem, um democrata que respeita as divergências de pontos de vista”, afirmou.

HONRARIA

A honraria a Joaci Góes, proposta pelo presidente da Comissão Permanente de Memória do TJ-BA, Cássio Miranda, foi aprovada por unanimidade pelo colegiado, levando em conta sua trajetória e contribuição ao Poder Judiciário. “Joaci é um polímata, um homem que tem sucesso em várias áreas, como empresário, mas, principalmente, como intelectual, como escritor e como político – foi constituinte em 1988, foi relator do Código de Defesa do Consumidor e é um homem que tem uma participação ativa, inclusive como jornalista, na Tribuna da Bahia, um intelectual de grande valor, com obras de grande reconhecimento”, justificou o proponente.

Lisonjeado com a deferência, Joaci Góes afirmou ser “imensa” a honraria cujo patrono é Ruy Barbosa, a quem ele conhece, admira e estuda desde a adolescência. “Me transformei num estudioso da biografia de Ruy, a ponto de ter defendido em inúmeras situações, que ele não só foi a expressão brasileira maior dos nossos valores intelectuais e morais, como, na minha opinião, por quanto eu conheço dos grandes personagens da humanidade, numa galeria dos dez maiores nomes no plano intelectual da humanidade, sem dúvida, seria um deles”, assegurou.
Segundo o homenageado, comenda semelhante, com o peso e o valor da outorgada a ele pelo Tribunal de Justiça da Bahia não deve existir no Brasil, “que hoje recebo, naturalmente; uma homenagem aos valetudinários, àqueles que já estão no esplendor avançado da sua idade outonal.

Além da parlamentar e do homenageado, compuseram a mesa do evento o presidente da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia, Cássio Miranda; o ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Kassio Nunes Marques; o desembargador diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), Jatahy Júnior;  Joaci Góes; o atual sub-procurador-Geral da República, Augusto Aras; o desembargador do TRF1, Jatahy Fonseca; o juiz federal e secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), Ilan Presser, representando o Ministro Benedito Gonçalves; o procurador de Justiça, Aquiles Siquara Filho; o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Gustavo Garriga Pires; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Marcus Presídio; o desembargador e presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Júlio Lemos Travessa; a defensora pública em Assuntos Interinstitucionais, Laura Fagury; o conselheiro Adriano Figueira Batista de Souza representando a OAB-Bahia; e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Francisco Netto.



Fonte