Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético


Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético
Hospital Ortopédico da Bahia realiza novo transplante de tecido musculoesquelético

Foto: Ascom/HOEB

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pelo Einstein, realizou nesta segunda-feira (3) mais um transplante de tecido musculoesquelético. O órgão veio de um banco de ossos no Rio de Janeiro. A paciente, uma mulher de 53 anos, da região de Feira de Santana, precisou fazer a troca de uma prótese de quadril.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos realizados — atrás apenas dos Estados Unidos. O HOEB já realizou mais de 11,3 mil cirurgias apenas neste ano. Além dos traumas, os casos mais frequentes envolvem dores crônicas, e muitas vezes casos associados à limitação de mobilidade e incapacidade funcional. Todos são encaminhados a unidade através do Sistema de Regulação Estadual para tratamento cirúrgico.

Em julho deste ano, o hospital ortopédico realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem do estado da Bahia, um procedimento considerado extremamente  inovador na ortopedia. O paciente, um homem vindo do interior via regulação, foi vítima de um acidente de moto que comprometeu totalmente o joelho. O órgão  foi reconstruído com a peça transplantada e o paciente já apresenta uma excelente recuperação.

Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.

A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.

Fonte: Ascom/Secult-BA