Colegiado de Agricultura vai a Ilhéus debater a Cadeia Produtiva do Cacau



A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (4), na Sala Luís Cabral, a realização de uma audiência pública itinerante em Ilhéus, no Sul da Bahia, para discutir a Cadeia Produtiva do Cacau, uma proposição do deputado Pedro Tavares (UB). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Manuel Rocha (UB), que fez um relato sobre a participação de uma comitiva de parlamentares baianos no Salão do Chocolate, em Paris.

“Os deputados da comissão estiveram em missão oficial, na semana passada, representando a Assembleia Legislativa, na capital da França. Encontramos com produtores de cacau e chocolate, podendo levar o nome da Bahia, que é o maior produtor de cacau do Brasil, discutindo com eles as demandas e as potencialidades do nosso produto. Testemunhamos a credibilidade do cacau de nosso país e do chocolate de excelente qualidade produzido pela Bahia. Todos nós temos a obrigação de defender a pauta do agronegócio e da agricultura, buscando destravar os gargalos e tentando resolver questões de interesse de todos os setores da agricultura”, resumiu o presidente do colegiado.

Segundo o deputado Pedro Tavares, os problemas e soluções sobre a produção de cacau deverão ser debatidos em audiência pública no início de dezembro, em Ilhéus, com a presença de autoridades municipais, lideranças de sindicatos rurais, parlamentares e políticos da região. “Vamos discutir a cadeia produtiva do cacau, avaliar o turismo que envolve a produção do chocolate nas fazendas da região e pedir a revisão da instrução normativa 125, do Ministério da Agricultura, que trata da importação de amêndoas de cacau fermentadas e secas da Costa do Marfim. Esse cacau que vem de países africanos, além de qualidade inferior, pode trazer doenças, sendo essa questão fitossanitária muito importante para o Sul da Bahia. Em um passado recente, cidades como Ilhéus, Itabuna, Camacan e Uruçuca já sofreram muito com a doença da vassoura de bruxa, praga que dizimou a produção de cacau na região”, alertou o legislador.

O deputado Paulo Câmara (PSDB) destacou que os integrantes da comissão cumpriram com êxito a missão de representar a Casa do Povo na feira internacional do chocolate. Para o deputado Luciano Araújo (SD), a viagem, liderada pelo presidente Manuel Rocha, foi coroada de sucesso, devendo ter o reconhecimento dos baianos. Vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) disse que se sentia orgulhoso pelo trabalho de excelência realizado pela comitiva. “Foram quatro dias de muito trabalho no Salão de Chocolate em Paris, onde a Bahia apresentou ao mundo mais de 200 marcas de chocolates finos, chegando com muita força. Com chave de ouro, vamos fechar o ano de nossa comissão com esta audiência em Ilhéus. Devemos comemorar também a expansão do cacau para o oeste do estado, em áreas como Barreiras, Barra e o Baixio de Irecê”, finalizou Ricardo Rodrigues.



Fonte