
O Plenário Orlando Spinola da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) abrigou uma concorrida sessão especial, na tarde desta quinta-feira (30), dedicada ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, que foi comemorado no dia 1º de outubro. A iniciativa teve como proponente o deputado José de Arimateia (Republicanos), que homenageou, com a entrega de placa honorífica, representantes de instituições e órgãos públicos, além de associações e entidades da sociedade civil que atuam na defesa dos idosos.
A deputada Maria del Carmen (PT), que integra a Frente Parlamentar na ALBA em Defesa da Pessoa Idosa, foi uma das personalidades que recebeu de Arimateia o ‘Prêmio Vida Inspiradora’. Surpreendida pelo colega, a petista agradeceu a distinção, explicada pelo deputado como “um reconhecimento aqueles que, com longevidade, continuam ativos e têm sido inspiração por suas trajetórias, impactando positivamente as pessoas ao seu redor e contribuindo significativamente para a nossa sociedade”. A mesma honraria foi entregue a Erundina Rodrigues e Pedro Alves de Lima, colaboradores do mandato do parlamentar republicano; Antonio Batista Menezes e Ana Maria Dória de Menezes, líderes comunitários e obreiros da Igreja Universal de São Caetano, em Salvador; e Maria Constança Carneiro, vice-presidente do Conselho municipal da Pessoa Idosa de Salvador e Ilhas.
“Já estamos presenciando a inversão da pirâmide etária e a mudança do perfil demográfico do nosso país e do nosso estado”, afirmou José de Arimateia, trazendo dados para alertar que a sociedade precisa garantir o respeito, a dignidade e a valorização da pessoa idosa. Registrou que o IBGE (2023) revelou que, pela primeira vez, o Brasil tem mais pessoas idosas do que jovens – o percentual da população com 60 anos ou mais chegou a 15,6%, ultrapassando os 14,8% dos que têm entre 15 e 24 anos – e que, na Bahia, existem mais de 2,3 milhões de pessoas idosas. “Até 2070, quatro em cada dez baianos terão 60 anos ou mais. Isso exige que as políticas públicas priorizem o envelhecimento saudável e digno, em áreas como saúde, transporte, assistência social e cultura”, defendeu.
O parlamentar fez um apanhado das proposituras apresentadas por ele, ao longo de cinco mandatos na Casa, com foco na população idosa. Da sua lavra, entre outras, citou a indicação, em 2001, para criação da Delegacia de Proteção ao Idoso na Bahia, “hoje uma realidade em Salvador”; implantação de casas de convivência para idosos vítimas de violência e a criação do Hospital do Idoso. Ele lamentou ainda a baixa adesão dos municípios baianos à causa, tendo apenas 145 dos 417 municípios estabelecidos seus respectivos conselhos municipais do idoso. “Esta sessão especial é uma oportunidade de homenagear, reconhecer e honrar essa parcela tão essencial da população baiana, reafirmando que esta Casa Legislativa é, de fato, a Casa do Povo — e o povo idoso merece ocupar nela um lugar de destaque e respeito”, definiu.
PALESTRA
Um dos convidados do evento foi o médico Lucas Kuhn, da residência de geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Professor de Saúde do Idoso do Curso de Medicina da Unifacs, o profissional fez uma palestra com o tema “Longevidade saudável, e acesso à saúde”, abordando, entre outros assuntos, a importância da prevenção a doenças através de atividade física regular, alimentação saudável e vacinação. Ele também falou do poder da conexão para o público, incentivando a promoção de atividades em grupo, como a dança, canto ou novo aprendizado. Ao tratar o impacto da solidão na vida do idoso, elogiou a ação do grupo Calebe, da Igreja Universal, que reúne voluntários para prestar trabalho social e espiritual para “pessoas da melhor idade”.
Um coral do Grupo Calebe inclusive abrilhantou a sessão, assim como o repentista José Felipe, conhecido em Feira de Santana como ‘Ceará’, além da cantora gospel Thaique Barbosa. O deputado Jurailton Santos (Republicanos) elogiou o proponente pela “linda homenagem”, ratificando seu apoio conjunto para garantir e fortalecer as políticas públicas direcionadas à pessoa idosa na Bahia. O deputado federal Márcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, lembrou da lei que trata do estelionato contra idosos, de sua autoria, que dobrou a pena do crime quando cometido contra pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Arimateia também entregou placas, intituladas Prêmio Amigo da Pessoa Idosa, a quase todos os membros da mesa de honra, composta também pelo vereador de Salvador, pastor Kênio Rezende; o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador, Luiz Carlos; e a ouvidora-geral do Ministério Público do Estado da Bahia, Elna Leite, representando o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
Receberam a homenagem, como reconhecimento pelo trabalho fundamental desempenhado pelas respectivas instituições em benefício da pessoa idosa: Bispo Santos, representando a coordenação do Grupo Calebe Universal na Bahia; promotora Ana Rita Cerqueira Nascimento, representado as promotorias de Justiça de Direitos Humanos, da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Estado da Bahia; defensora pública Laíse de Carvalho Leite, coordenadora da Defensoria Pública Especializada no Idoso; advogada Dora Márcia Zalcbergas, presidente da Comissão do Idoso da OAB Bahia; Luciana Calasans, presidente do Conselho municipal da Pessoa Idosa de Salvador; Edmilson Araújo, 1º secretário do Conselho Estadual da Pessoa Idosa; Liliane Carvalho, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da cidade de Feira de Santana; Sueli Oliveira, coordenadora de políticas para a pessoa idosa da Secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos; Cecília Queiroz, reitora da Universidade Uninassau de Salvador; Maria de Fátima das Virgens, do Abrigo Recanto Terceira Idade, de São Felipe; José Josias Cerqueira, da Associação Mansão Marco Antonio, de Serrinha; Aline Mônica Teixeira, da Associação Três Corações, de Salvador; pastora Luciene Rodrigues, da Associação Deus é Fiel, de Salvador; Valéria Carvalho, do Abrigo Dom Pedro II; e o médico Lucas Kuhn, da residência de geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce.
     
          



















Comentários