Saeb dá largada para SEI Bahia Municípios em Lauro de Freitas


Saeb dá largada para SEI Bahia Municípios em Lauro de Freitas
Saeb dá largada para SEI Bahia Municípios em Lauro de Freitas

Foto: Ascom/Saeb

A Secretaria da Administração (Saeb) deu o pontapé inicial, nesta quarta-feira (29), ao projeto SEI Bahia Municípios, em Lauro de Freitas. O termo de cooperação técnica, assinado entre a Saeb e a Prefeitura, vai possibilitar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A iniciativa também permitirá a instalação de serviços de Lauro de Freitas na plataforma BA.GOV.BR.

O projeto faz parte da estratégia do Governo do Estado para a transformação digital dos municípios da Bahia. A cerimônia que marcou o início do projeto foi realizada, esta manhã, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep Tic), no centro de Lauro de Freitas.

A chefe de gabinete da Secretaria da Administração, Danielle Cintra, destacou as vantagens para a gestão pública com a implantação do SEI Bahia Municípios. “A Saeb já possui 123 municípios interessados no projeto, que formalizaram a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações. Lauro de Freitas terá um grande avanço com a transformação digital da gestão pública, permitindo inúmeros benefícios, como a redução de custos operacionais, a rastreabilidade, a celeridade na tramitação dos processos e a possibilidade de integração com outras iniciativas estaduais e federais”, explicou.

O vice-prefeito de Lauro de Freitas, Mateus Reis, ressaltou a economia para o município com a diminuição do uso de papel. “A quantidade de papel que usamos no dia a dia e o custo que temos com isso são muito altos. Com o SEI Bahia, vamos reduzir significativamente o uso de papel. Isso será um grande avanço para a nossa cidade. Mais uma vez, agradeço ao Governo do Estado por essa parceria tão firme com o nosso município, que é de suma importância para nós”, declarou Reis.

Lauro de Freitas foi a terceira cidade do estado a implantar o SEI Bahia Municípios, iniciativa conduzida pela Saeb, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e com a colaboração do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Implantado no estado em 2017, o software, referência nacional em tramitação eletrônica, permitiu ao Governo da Bahia uma economia estimada em R$ 270 milhões ao longo de oito anos. O valor foi calculado com base nos custos com papel, impressão, transporte e outros. Desde sua implementação, o SEI proporcionou a economia de 1,26 bilhão de folhas de papel ofício (tamanho A4), gerando também um impacto ambiental positivo.

O Governo da Bahia foi o primeiro estado do país a aderir à plataforma SEI, sistema de processo eletrônico desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Vários órgãos federais também adotaram o SEI como software de gestão processual, promovendo a tramitação de documentos de forma 100% eletrônica e eliminando o uso de papel. Além da preservação ambiental e da economia gerada, o sistema traz mais eficiência, agilidade e segurança para a gestão pública.

A plataforma BA.GOV.BR, que também integra o projeto SEI Bahia Municípios, abrigará os serviços públicos de Lauro de Freitas. Os serviços que serão oferecidos à população estão em fase de modelagem de processos de negócio e devem ser lançados futuramente. As outras cidades que já aderiram ao projeto pretendem disponibilizar, na plataforma BA.GOV.BR, serviços como acesso ao IPTU, à Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e à Taxa de Licença de Localização (TLL).

Fonte: Ascom/Saeb