Inema participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia com atividades sobre comunidades tradicionais.


Inema participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia com atividades sobre comunidades tradicionais.
Inema participa do Congresso Brasileiro de Agroecologia com atividades sobre comunidades tradicionais.

Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA 2025), realizado entre quarta-feira (15)  e sábado (18), em Juazeiro (BA). O evento é um dos principais espaços nacionais dedicados à agricultura sustentável e à valorização dos saberes tradicionais.

A atividade que foi organizada pela Articulação de Fundo de Pasto da Bahia, teve como facilitadores Josemario Martins (Agricultor e Presidente da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes – AAMA) da Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto localizada na APA REVIS Ararinha Azul em Curaçá -BA e Valdivino Rodrigues da Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto da Lage das Aroeiras em Uauá – BA.

A Unidade Regional (UR) Sertão do São Francisco foi representada pelos servidores Josemario Martins e Manuel Monte, que participaram da atividade autogestionária “Troca de conhecimento entre duas Comunidades Tradicionais em Unidades de Conservação”, realizada no dia 17 de outubro, na UNIVASF (Sala NT 01).

Manoela Bezerra, coordenadora regional da UR Sertão do São Francisco, destacou a importância da participação dos servidores: ‘‘A presença dos servidores da Unidade Regional Sertão do São Francisco, em Juazeiro, é extremamente importante para compreender os processos agroecológicos, tradicionais e decoloniais relacionados à terra, território, ancestralidade e justiça ambiental e climática. O congresso oferece uma oportunidade para reflexão e aprendizado, contribuindo para que os servidores incorporem novas perspectivas e soluções em suas práticas diárias no Inema.’’

O servidor Josemario Martins também destacou a importância do evento e de ter sido realizado fora da capital: ‘‘Esse evento foi importante primeiro por que está sendo realizado pela primeira vez fora de uma capital, e isso mostrou a importância de Juazeiro, da Bahia para os estudos, projetos e pesquisas na área de agroecologia, a educação ambiental e a ciência cidadã para o desenvolvimento de estudos e pesquisas para a Bahia, o Nordeste e o Brasil. Segundo pela Troca de Saberes e Conhecimentos entre os participantes na Construção individual e coletiva para a Agroecologia, a Educação Ambiental e a Ciência Cidadã.’’

O encontro promoveu uma rica troca de saberes entre comunidades tradicionais da Bahia e do Maranhão que vivem em Unidades de Conservação. Mais informações sobre o CBA 2025 estão disponíveis no site.

Fonte: Ascom/Inema