Sema debate cultura oceânica durante a 22ª SNCT


Sema debate cultura oceânica durante a 22ª SNCT
Sema debate cultura oceânica durante a 22ª SNCT

Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

Entre os dias 20 e 26 de outubro acontece a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização da ciência do Brasil, com o tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) será uma das parceiras da ação, que na Bahia será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e contará com programação em diversos Territórios de Identidade.

Com a maior faixa litorânea do país, cerca de 1.183 quilômetros de costa, a Bahia reforça, por meio da participação da Sema, a inserção da pauta ambiental nos debates sobre ciência, inovação e enfrentamento das mudanças climáticas.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, refletir sobre a cultura oceânica é essencial para ampliar o conhecimento da população e fortalecer práticas sustentáveis. “Debater a cultura oceânica é fundamental na promoção do conhecimento junto à sociedade para enfrentar as mudanças climáticas. É essencial articular ações de educação, ciência e inovação que respeitem as particularidades territoriais e promovam a sustentabilidade ambiental, econômica e social”, destacou.

Para o diretor de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto, discutir o conceito da cultura oceânica é essencial.  “A cultura oceânica refere-se à compreensão da influência, individual e coletiva, que exercemos sobre o oceano e da influência que o oceano exerce sobre nossas vidas. Muitas pessoas ainda desconhecem a importância social, econômica, política, ambiental e de saúde que o oceano tem em nosso cotidiano.”

Programação
Durante a SNCT, a Sema realizará ações voltadas à cultura oceânica. Na terça-feira (21), ocorrerá uma reunião multiinstitucional sobre o peixe-leão, espécie exótica invasora que ameaça a biodiversidade marinha. Na fase adulta, o animal pode alcançar até 47 cm e possui 18 espinhos venenosos, representando riscos tanto à biodiversidade local quanto à saúde humana.

No dia 22, a Sema estará no Farol da Barra com um estande temático dedicado ao Gerenciamento Costeiro da Bahia (Gerco-Bahia). A equipe técnica estará disponível para dialogar sobre as ações em andamento no estado voltadas ao Oceano e ao Gerenciamento Costeiro, além da conservação dos ambientes marinhos e costeiros. Serão disponibilizados materiais como calendários temáticos e documentos técnicos.

A SNCT
Criada em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega em 2025 à sua 22ª edição, celebrando duas décadas de história. Ao longo dos anos, o evento já reuniu mais de um milhão de participantes em todo o país e cerca de cem mil visitantes por edição em Brasília. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e a sociedade civil.

Fonte: Ascom/Sema