Pancadinha louva as crianças e Nossa Senhora de Aparecida



O deputado Pancadinha (SD) apresentou duas moções de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que reverenciam a simbologia do dia 12 de outubro. As homenagens prestadas pelo parlamentar destacam a fé religiosa e a importância da proteção integral às crianças, pilares celebrados na mesma data. Com ênfase na relevância da fé cristã no país, o deputado Pancadinha dedicou uma de suas moções ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa reconhece a importância da Padroeira do Brasil, cuja devoção remonta ao ano de 1717, com o encontro da imagem da Santa por pescadores no rio Paraíba do Sul.

No documento submetido à Casa Legislativa, ele ressalta que, desde o reconhecimento oficial como Padroeira em 1930 pelo Papa Pio XI, Nossa Senhora Aparecida se firmou como um poderoso símbolo de devoção, esperança e proteção para milhões de brasileiros. A moção ainda enfatiza a profundidade da devoção, “enraizada na história, na cultura e na espiritualidade do povo brasileiro”, manifestada na peregrinação de fiéis ao Santuário Nacional de Aparecida, em celebrações comunitárias e em atos de solidariedade e oração que “ultrapassam gerações, atravessam classes sociais e unem diferentes regiões do país”.

HOMENAGEM

A segunda homenagem do parlamentar Pancadinha foi direcionada ao Dia das Crianças, também celebrado em 12 de outubro. A moção transcende o aspecto festivo da data, transformando-a em um momento de reflexão sobre o presente e o futuro de meninas e meninos no Brasil. O texto é um apelo para “reafirmar o compromisso com a proteção integral das infâncias”, exigindo a garantia dos direitos fundamentais e a promoção de políticas públicas eficazes. O deputado destaca a necessidade de assegurar “dignidade, cuidado e oportunidades para todas as crianças, em especial aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade”.



Fonte