
Estudantes das cidades de Piritiba e Miguel Calmon mostraram a força do esporte na educação pública baiana ao conquistar medalhas de ouro e prata nas categorias kata e kumitê, individuais e por equipe, no Campeonato Pan-Americano de Karatê, realizado em Lima, no Peru, entre 3 e 5 de outubro. As atletas Stephanie Santos Ramalho e Evelyn Silva de Jesus foram campeãs nas provas que disputaram, enquanto João Marley Rocha conquistou o vice-campeonato. Os resultados refletem o impacto do Programa Educa Mais Bahia, do Governo do Estado, levado pela Secretaria da Educação para as escolas estaduais e responsável pela descoberta e formação de talentos em diversas áreas, inclusive no esporte.
O Colégio Estadual Professora Aydil Lima dos Santos, em Piritiba, que oferta Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Técnico em Administração, mantém 13 oficinas esportivas e culturais. Os estudantes João Marley Rocha e Stephanie Santos Ramalho foram acompanhados pelo professor e oficineiro do Educa Mais Bahia, Marcos Paulo de Jesus. O diretor Edson Santos de Souza celebrou o resultado. “A participação dos alunos encheu de orgulho toda a comunidade escolar e mostra como o programa tem transformado vidas”.
Superação e protagonismo juvenil
Stephanie, 18 anos e aluna da 2ª série, destacou o significado da experiência internacional. “Representar meu país no esporte que amo é indescritível. Cada treino e cada esforço valeram a pena, e estar no tatame diante de tantos atletas é uma energia que contagia”. Ela foi campeã em kata e kumitê individual na categoria adulta e já projeta novos desafios, como o mundial na Turquia.
De Miguel Calmon, a estudante Evelyn Silva de Jesus, do Colégio Estadual Polivalente de Tempo Integral, também competiu sob orientação do professor Marcos Paulo. “Viver essa experiência em outro país e conquistar o primeiro lugar em kata e kumitê por equipe me enche de gratidão. Levar o nome da Bahia e motivar outros jovens é uma honra”, afirmou.
O professor Marcos Paulo reforçou a importância do investimento nas oficinas do Educa Mais Bahia. “O karatê tem excelente aceitação entre os jovens e prepara para a vida. Ver João Marley, Stephanie e Evelyn alcançando resultados internacionais mostra como o esporte, aliado à educação, transforma realidades”, ressaltou.
Comentários