Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas em Ribeira do Pombal


Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas em Ribeira do Pombal
Governo do Estado apresenta Projeto Centrais das Águas em Ribeira do Pombal

Foto: Frederico Novaes/Ascom Cerb

O Governo do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (8), em Ribeira do Pombal, um encontro com prefeitos e gestores públicos do Nordeste baiano para apresentar o Projeto Centrais das Águas da Bahia, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão dos sistemas rurais de abastecimento e à ampliação do acesso à água tratada nas comunidades rurais da Bahia. A ação é conduzida pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O evento, promovido na Câmara Municipal, reuniu representantes dos territórios do Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte Agreste Baiano, e teve como objetivo detalhar o modelo de gestão multicomunitária das Centrais das Águas, destacando os benefícios sociais, sanitários e econômicos que o projeto proporciona às populações rurais.

Inspirado em experiências pioneiras implementadas na Bahia em 1995, o projeto busca profissionalizar a gestão comunitária da água, assegurando um fornecimento contínuo e de qualidade, maior durabilidade dos equipamentos, fortalecimento das associações locais e redução das doenças de veiculação hídrica.

Atualmente, três Centrais já estão em funcionamento em Seabra, Jacobina e Caetité, beneficiando milhares de famílias. A expansão do projeto prevê a implantação de novas Centrais em Ribeira do Pombal, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Integrado ao programa Bahia que Produz e Alimenta, no eixo de abastecimento de água em comunidades rurais e com cofinanciamento do Banco Mundial, o projeto é executado de forma conjunta. A CERB responde pela construção e implantação dos sistemas, enquanto a CAR é responsável pela estruturação das Centrais e pela articulação com as associações comunitárias, assegurando uma gestão compartilhada, participativa e sustentável.

“As Centrais das Águas permitem que as comunidades participem ativamente da gestão dos sistemas, garantindo água de qualidade, mais eficiência e autonomia local. A ampliação desse modelo para novos municípios representa um avanço importante para as comunidades rurais da Bahia”, destacou a diretora de saneamento da Cerb e coordenadora do componente Água no âmbito do projeto,Talita Câmara.

Titular da Gerência do Programa Centrais das Águas (GECEN), Andrevan Sant’Anna ressaltou a relevância do encontro e da ampliação do projeto: “Este evento é fundamental para apresentar aos gestores municipais como as Centrais podem ampliar a gestão comunitária da água, promovendo tratamento adequado, autonomia das associações locais e o desenvolvimento das comunidades. A GECEN atua lado a lado com cada Central, oferecendo suporte técnico e monitoramento contínuo, fortalecendo esse modelo de gestão participativa e sustentável”, afirmou.

Durante o encontro, os prefeitos também conheceram os aspectos técnicos, cronogramas e critérios de adesão ao projeto, reforçando o papel estratégico da cooperação entre Cerb, CAR e associações comunitárias na ampliação do acesso à água tratada e no fortalecimento da gestão pública e social da água no estado.

Fonte: Ascom/Cerb