Outubro começa com agenda recheada para a juventude nos Coletivos Bahia pela Paz de Feira de Santana


Crédito: Laerte Santana/Ascom Coletivos Feira de Santana

 

Coletivos Bahia pela Paz Mangabeira e Conceição promovem clubes de leitura, rodas de conversa e oficinas e que discutem identidade, gênero, raça, sexualidade, geração, deficiência e classe

 

Com intensa programação, que inclui oficinas, clubes de leitura e rodas de conversa, as formações político-cidadãs dos Coletivos Bahia pela Paz de Feira de Santana iniciam um novo ciclo este mês. Voltadas principalmente para jovens, mas abertas a toda a comunidade, as atividades abordam temas como identidade, gênero, raça, sexualidade, questões geracionais, deficiência, acessibilidade e classe, sempre de forma lúdica e dialogada. As atividades acontecem nos bairros da Mangabeira e da Conceição, gratuitamente.

 

“Temos realizado ciclos formativos, reunindo grupos de até 15 jovens por temática. A proposta é que esses espaços sejam não apenas de aprendizado, mas também de participação social, favorecendo a ampliação das percepções individuais e coletivas. Até o momento, os coletivos já realizaram seis encontros no bairro da Conceição, envolvendo 68 jovens, e três encontros na Mangabeira, com a participação de 35 jovens”, declarou a coordenadora pedagógica dos Coletivos Bahia pela Paz, Jaqueline Santos. Ela ressalta que este processo educativo contínuo, que se constitui durante a formação, vem fortalecendo a cultura de paz e o empoderamento juvenil.

 

A percepção dos participantes vai ao encontro de uma cultura mais solidária e voltada para a coletividade. “Foi uma reflexão muito boa. A gente aprendeu bastante e deu pra pensar diferente. Uma das coisas que mais me marcaram foi a importância de ajudar o próximo. Foi muito legal participar e quero voltar nas próximas vezes”. A declaração é feita por Alana Leal, 15 anos, após sua participação na formação político-cidadã. Já o colega Carlos Eduardo Jesus, 19 anos, destacou o quanto a atividade despertou interesse e expectativa para os próximos módulos. “O que mais gostei foi saber que vamos ter muito aprendizado. Tem muita coisa que eu ainda não conheço, e aqui posso aprender mais. O Coletivo mostra caminhos, ajuda a gente a se orientar. É um lugar que dá pra indicar pra outras pessoas também, porque acolhe e quer ver a gente crescer”, afirmou o jovem morador da Conceição.

 

Mangabeira – “Meu Corpo, Meu Lugar: Identidades, Vivências e Conexões” é o título das atividades que acontecem no bairro da Mangabeira, entre os dias  2 de outubro e 11 de novembro. Distribuídas em sete encontros semanais, as atividades ocorrem sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, na AMAA -Associação de Moradores da Agrovila e Adjacências (Rua B, nº 22, Agrovila).

Conceição – Já no bairro Conceição, o módulo da formação-cidadã é intitulado “Fala Jovem! Quem somos nós de verdade? Somos muito mais do que rótulos, padrões ou expectativas”. As atividades se organizam em oito encontros, divididos entre o Clube de Leitura, realizado às segundas-feiras de outubro, das 14h às 16h, no próprio Coletivo Conceição (Rua Gameleira, nº 22), e as Rodas de Conversa, que acontecem em diferentes datas, das 18h às 19h30, na Associação Comunitária Sonho Real (Rua C, Conder, bairro Conceição).

Confira!

Programação

Coletivo Bahia pela Paz – Mangabeira

Tema geral: Meu Corpo, Meu Lugar: Identidades, Vivências e Conexões

Quando: 2 de outubro a 11 de novembro, sempre às quartas-feiras

Horário: 14h às 16h

Local: Associação de Moradores da Agrovila e Adjacências (AMAA), Rua B, nº 22, Agrovila

Formações

07/10 — Direitos, Sexualidade, Diversidade e Relações Saudáveis

14/10 — Conectando Raça e Experiências de Vida: Impactos e Dilemas

21/10 — De Geração em Geração: Conexões entre Saberes e Memórias

28/10 — Deficiência e Acessibilidade: Direitos, Equidade e Convivência

04/11 — Classe Social e Desigualdades: Refletindo sobre Privilégios, Poder e Acessos

11/11 — Caminhos Cruzados: Como gênero, raça, classe, sexualidade e outras realidades se entrelaçam na luta por justiça e igualdade.

 

Coletivo Bahia pela Paz Conceição

Tema geral: Fala Jovem! Quem somos nós de verdade? Somos muito mais do que rótulos, padrões ou expectativas

Período: 6 a 27 de outubro

Clube de leitura

Quando:  6, 13, 20 e 27 de outubro, sempre às segundas-feiras.

Horário: 14h às 16h

Local: Coletivo Bahia pela Paz Conceição. Rua Gameleira, nº 22.

Rodas de Conversa

Quando:

07/10 — Identidades, experiências e vivências

16/10 — Pensando fora da caixa: gênero, sexualidade e diversidades

21/10 — Oportunidades e vivências: vamos falar sobre raça?

27/10 — Compreendendo as conexões no dia a dia: múltiplas dimensões da identidade – raça, gênero, classe etc.

Local:  Associação Comunitária Sonho Real. Rua C, Conder.

Horário: 18h às 19h30.