Convive chega ao estado em parceria com Programa Bahia pela Paz


Convive chega ao estado em parceria com Programa Bahia pela Paz
Convive chega ao estado em parceria com Programa Bahia pela Paz

A Bahia será o primeiro estado do país a contar com a implantação dos Centros Comunitários pela Vida (Convive), equipamentos públicos voltados à prevenção da violência e à redu-ção da criminalidade, em territórios socialmente vulneráveis. O projeto será implementado no âmbito do Bahia pela Paz, em articulação de órgãos das três esferas de governo. A inicia-tiva faz parte de uma série de parcerias que o governo do estado, por meio do Programa Bahia pela Paz, vem estabelecendo com a União para fortalecer a prevenção da violência no estado.
Salvador, Feira de Santana e Juazeiro serão contempladas com o projeto, que prevê a instalação de três equipamentos (um por cidade), até outubro de 2026. A estimativa é atender até 650 pessoas por dia, por unidade, chegando a quase 2 mil beneficiários diariamente.
Criados e desenvolvidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), os Convive serão compostos por quadra poliesportiva, piscina, vestiário, auditório, playground, cam-po society e espaços de ensino-aprendizagem, que a população poderá acessar gratuitamente.

Jovens atendidos pelos Coletivos Bahia pela Paz, em Salvador e Feira de Santana, serão en-caminhados para esses espaços. Do mesmo modo, os beneficiários do Convive poderão ser direcionados para atendimento nos Coletivos Bahia pela Paz. Em Juazeiro, a parceria será desenvolvida com o Corra pro Abraço, outra iniciativa do Programa Bahia pela Paz.

“Nossa expectativa é que haja um fortalecimento mútuo entre Convive e Coletivos Bahia Pe-la Paz. Temos um desafio gigantesco e precisamos estar irmanados, aproveitando que temos um governo federal alinhado com a missão de incluir socialmente nossos jovens, prevenir a violência desde uma perspectiva mais humana e mais voltada para o desenvolvimento soci-ocomunitário. É muito importante que, um ano antes do início das atividades do equipamento, o Convive esteja aqui no território para construir essa experiência de implantação, a par-tir da experiência dos Coletivos Bahia pela Paz.”, avalia a coordenadora executiva do Programa Bahia pela Paz, Denise Tourinho.

Visitas técnicas – Em agenda com os gestores do Bahia pela Paz, os representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério dos Esportes, assim como do Instituto Federal da Bahia (IFBA), realizaram visitas técnicas aos municípios de Salvador e Feira de Santana, onde os Convive serão instalados. Na última quarta-feira (01/10), a visita foi ao Coletivo Bahia pela Paz – Águas Claras, primeiro inaugurado na capital (janeiro deste ano), e ontem (02/10), ao território da Mangabeira, em Feira de Santana, também contemplado com um Coletivo Bahia pela Paz, em operação desde abril. Nesta sexta-feira (3) a comitiva do governo federal segue com agenda em Juazeiro.

Políticas para a juventude – A chegada dos equipamentos à Bahia contribui para o fortalecimento das políticas para a juventude, que vem sendo implantadas pelo governo da Bahia, em parceria com o governo federal, nos últimos meses. Já estão em curso ações conjuntas com Pronasci Juventude, Projeto Jovens Defensores Populares e Plano Juventude Negra Viva, todos voltados a prevenção social da violência e tendo como principal foco jovens negros e periféricos. Como pontua o coordenador geral dos Coletivos Bahia Pela Paz, Marcelo Arou-ca, “a gente acredita que esse tipo de iniciativa, somada aos Coletivos Bahia pela Paz, abre uma janela de oportunidades para jovens baianos em situação de vulnerabilidade, oferecen-do perspectivas de garantia de direitos e a possibilidade dessas juventudes voltarem a sonhar”,

Participação social e diversidade – De acordo com a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Justiça, Adriana Marques, a chegada do Convive à Bahia acontece de forma respeitosa e estratégica, entendendo previamente os territórios onde serão instalados os equipamentos, escutando os serviços interessados e as populações bene-ficiárias.  “Esse é um dos maiores equipamentos públicos do novo PAC. Ele é constituído, cri-ado e desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma das coisas mais im-portantes deste equipamento é trabalhar a questão da participação social e diversidade. Antes mesmo da construção, a gente já começou a fazer a visita nos territórios para entender o que as pessoas querem que tenha no equipamento”.

Cultura de paz e segurança – O funcionamento do Convive conta com uma articulação es-tratégica com outras pastas do governo federal. Para a coordenadora do Gabinete da Secre-taria Executiva do Ministério do Esporte, Daniele Leopoldino Silva, a ação conjunta fomenta uma cultura de paz nos territórios que irão receber os dispositivos. “O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, busca alternativas para povo-ar um equipamento dessa grandeza, que será entregue para a população. A ideia é que a gente possa estabelecer parceria com a própria população, por meio dos termos de fomen-to, e desenvolver projetos que vão permitir um convívio ainda mais efetivo em termos de segurança pública”, afirmou.

Fonte: Ascom/Bahia Pela Paz