Assembleia promove seminário sobre saúde pública e bem-estar animal



A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, última quinta-feira (2), o Seminário Causa Animal e Saúde Pública, promovida pelo do deputado José de Arimateia (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Bem-Estar Animal e da Segurança Ambiental. O evento marcou a abertura da programação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais.

A atividade integra a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, instituída pela Lei Estadual nº 13.472/2016, de autoria do parlamentar. O seminário reuniu autoridades, especialistas, acadêmicos, protetores da causa animal e representantes da sociedade civil para debater os impactos da relação entre seres humanos e animais na saúde pública e no equilíbrio ambiental.

Entre os convidados estiveram Patricia Tatemoto, representante da organização internacional The Donkey Sanctuary; Dr. Lúcio Leopoldo, presidente do CRMV/BA; Evelin Brito, presidente da Remca – Causa Animal; a ativista Gislane Brandão, reconhecida por sua atuação em defesa do não abate de jumentos; e Yuri Lima, advogado especialista em Direito Animal.

Em seu discurso, Arimateia destacou: “Discutir saúde pública sem considerar o bem-estar animal é negligenciar uma parte essencial desse debate.” Já o presidente do CRMV/BA, Dr. Lúcio Leopoldo, acrescentou que “é fundamental unir ciência, política e a militância diária dos protetores, que são essenciais para fortalecer essa causa.”

O encontro também apresentou propostas voltadas à criação de medidas efetivas que articulem legislação, apoio institucional e mobilização social em defesa da dignidade animal e da saúde coletiva. Ao final, os participantes solicitaram o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e de autoridades competentes para ampliar o diálogo e fortalecer ações conjuntas entre poder público, sociedade civil e profissionais da área.                                                                                    



Fonte