Comissão de Saúde aprova audiência sobre dislexia e visita ao Martagão



Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (30), a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a realização de uma audiência pública para debater a dislexia e os transtornos de aprendizagem. O encontro ocorreu na Sala Eliel Martins e foi conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD).

A audiência pública, proposta pelo deputado Jordávio Ramos (PSDB), ainda não tem data definida. O tema sugerido no requerimento foi: “Semana Estadual de Conscientização e Informação sobre a Dislexia e Transtornos de Aprendizagem”.

Outro encaminhamento aprovado pela comissão foi a realização de uma visita ao Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. A iniciativa partiu da deputada Ludmilla Fiscina (PV), que destacou os resultados positivos obtidos após a última visita do colegiado ao Hospital Aristides Maltez. No caso do Martagão Gesteira, a visita foi agendada para o dia 14 de outubro, às 9h.

Durante a reunião, Alex da Piatã também distribuiu três projetos de lei para relatoria. O deputado Jordávio Ramos ficou responsável pelo PL de autoria de Marcelinho Veiga (UB), que cria o programa Empresa Solidária. Já a deputada Ludmilla Fiscina foi designada relatora do projeto do deputado Roberto Carlos (PDT), que trata da obrigatoriedade de advertência sobre o consumo excessivo de sal de cozinha.

Por fim, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD) assumiu a relatoria do PL do deputado Hilton Coelho (PSOL), que institui o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

Ainda durante a sessão, os deputados Ricardo Rodrigues (PSD) e Eduardo Alencar (PSD) chamaram atenção para a regionalização dos serviços de saúde por meio das policlínicas regionais. Rodrigues elogiou a ampliação do horário de funcionamento das unidades, enquanto Alencar defendeu a necessidade de discutir o modelo de contratação dos médicos.

Diante disso, o colegiado aprovou a realização de uma audiência com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, para tratar especificamente da forma de contratação dos profissionais que atuam nas policlínicas.



Fonte