XI Seminário Leitura para Todos promove debate sobre políticas de acessibilidade


XI Seminário Leitura para Todos promove debate sobre políticas de acessibilidade
XI Seminário Leitura para Todos promove debate sobre políticas de acessibilidade

Foto: Ascom/FPC

Encerrando o Setembro Verde, mês dedicado a aumentar a visibilidade e promover a inclusão social de pessoas com deficiência, esta terça-feira (30) foi marcada pela realização da 11° edição do Seminário Leitura para Todos, promovida pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia. O encontro trouxe o tema “Bibliotecas Inovadoras: ações de acessibilidade e inclusão como políticas públicas”.

Com o auditório da Biblioteca Anísio Teixeira lotado, o Seminário que tem como um dos objetivos, ser espaço de diálogo e de trocas de experiências entre os municípios, formação com oficinas, apresentações artísticas, em sua abertura, trouxe falas institucionais que reforçaram o compromisso da Bahia com a pauta, como afirmou Bárbara Coelho, pesquisadora na Ciência da Informação e na Educação: “Considero esse, um dos eventos mais importantes do mês”. A pesquisadora também falou sobre as possibilidades do uso da Inteligência Artificial para tornar as bibliotecas ainda mais acessíveis.

“A Inteligência Artificial tem contribuído na acessibilidade em bibliotecas e tem muita coisa interessante acontecendo. Espero que hoje seja um dia de diálogos, e para pensarmos em parcerias na viabilização e implementação das IAs com coisas que a gente já trabalha.”.

O dirigente geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, falou da expectativa com o seminário na formulação de políticas públicas, e chamou os municípios para que atuem nesta frente, junto ao Governo do Estado.

“O Seminário não é só um evento, nós estamos trabalhando para consolidar esses espaços na efetivação de políticas públicas contínuas. Estamos aproveitando também para convocar as instituições e todos os municípios aqui representados para que participem da formulação do novo Plano Estadual do Livro e Leitura, com contribuições no tocante à acessibilidade. E assim, numa escuta direta, num seminário que é uma das ações mais contínuas que a FPC tem, queremos avançar para uma contribuição institucionalizada e chamar os municípios para dizer que a política de acessibilidade tem que ser verticalizada”.

Professora do Instituto de Cegos da Bahia, Amanda Martinez, enfatizou que o Seminário reforça a importância de um direito fundamental, que é o acesso à leitura.

“Para nós do Instituto de Cegos da Bahia é uma alegria estar nesse evento. Vamos discutir acessibilidade à leitura para todas as pessoas, sobre um direito fundamental, que é o acesso à leitura. A expectativa é que a gente possa refletir, trazer propostas, fazer parcerias para possamos, de fato, promover a leitura para todas as pessoas. Eu gostaria de parabenizar a Fundação Pedro Calmon e o Governo do Estado por essa iniciativa, que já está na 11ª edição e se consolida como um importante espaço de debates para a pauta”.

O evento trouxe para a biblioteca além de profissionais da área da Biblioteconomia, estudantes, pesquisadores, líderes de comunidades, ativistas e demais interessados na pauta. “As bibliotecas são equipamentos culturais vivos e transformadores, por isso, devem pautar temáticas que influenciam na construção da vida do leitor enquanto cidadão crítico. Assim, democratizando a informação para todos os públicos.” completa a diretora de Bibliotecas Públicas da Bahia, Tamires Conceição.

A abertura também contou com a participação de Silvanete Brandão, presidente da Associação Baiana de Pessoas com Deficiência Física – ABADEF, além de presenças de Instituições parcerias como a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que há mais de 7 décadas, se dedicado à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão

A programação do Seminário Leitura para Todos seguiu durante a tarde desta terça (30), com mesas, apresentações e oficinas. As atividades podem ser conferidas na transmissão disponível no canal do Youtube @fpedrocalmon.

Fonte: Ascom/FPC