Governo da Bahia quer levar VLT ao Retiro –


O governo da Bahia deve lançar, nos próximos meses, uma licitação para a construção de um novo trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador, de acordo com o site Bahia.Ba.

A obra terá cerca de 4 km de extensão e ligará a Baixa do Fiscal ao Retiro, passando pela Avenida General San Martin. O investimento será de mais de R$ 574 milhões, recursos já assegurados pelo estado junto ao Ministério da Casa Civil, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A iniciativa tem como objetivo ampliar a integração do VLT com o metrô de Salvador e facilitar o acesso da população da Cidade Baixa ao centro da capital. Diferente do trecho Calçada–Comércio, incluído em um aditivo contratual do primeiro lote já licitado, o traçado Baixa do Fiscal–Retiro será executado a partir de um novo processo licitatório, criando um quarto contrato específico. A informação foi confirmada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

O ponto de encontro dos modais no Retiro será a terceira integração entre o VLT e o metrô. As outras duas estão previstas nas estações Águas Claras e Bairro da Paz.

Além da expansão do VLT, a prefeitura de Salvador também garantiu, via PAC, recursos federais para construir um túnel subterrâneo de pedestres que vai ligar o Campo da Pólvora ao Comércio, criando mais uma conexão direta entre o metrô e o sistema de VLT.

Fonte